Saúde encaminha 2 milhões de testes rápidos de dengue para São Paulo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Saúde está tomando medidas para combater a dengue em São Paulo, encaminhando 2 milhões de testes rápidos para identificação precoce da doença.

Com o objetivo de auxiliar municípios com acesso limitado a serviços laboratoriais, o Ministério da Saúde planeja distribuir 6,5 milhões de testes rápidos em todo o Brasil. Destes, 2 milhões serão destinados ao estado de São Paulo, que enfrentou um aumento significativo de casos de dengue no ano anterior.

O investimento nessa estratégia específica é de R$ 17,3 milhões e a distribuição dos testes está programada para iniciar já na próxima semana, conforme divulgado pela pasta.

Os testes rápidos representam uma terceira opção para diagnóstico de dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Embora capazes de detectar o vírus da dengue, esses testes não identificam o sorotipo. Adicionalmente, o SUS disponibiliza outros dois tipos de testes: o molecular e o sorológico.

Segundo Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, os testes rápidos serão complementares às práticas já existentes para controle do vetor.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...