14 são presos por incêndio em hotel na Turquia

Publicado:

Após um incêndio devastador que resultou na trágica morte de 78 pessoas em um luxuoso hotel de esqui na Turquia, autoridades locais prenderam 14 suspeitos, incluindo o dono do estabelecimento, seu genro e outros funcionários.

O incêndio ocorreu no Grand Kartal Hotel, situado próximo ao município de Bolu, no noroeste do país. Entre os detidos, estão também o gerente do hotel, o diretor e o eletricista-chefe, além do chefe dos bombeiros da cidade de Bolu e dois funcionários da prefeitura.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, responsabilizou os envolvidos pelo ocorrido, declarando que erros, negligência, irregularidades e ganância os tornam passíveis de julgamento. Além disso, o governo de Erdogan tem travado uma disputa pública com a prefeitura de Bolu, que é controlada pelo principal partido de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP).

As investigações apontam para negligência por parte dos responsáveis pela segurança do hotel, especialmente devido à ausência de sistemas de alarme de incêndio, saídas de emergência e portas corta-fogo, dificultando a evacuação dos hóspedes.

O fogo teria se iniciado no restaurante do quarto andar e rapidamente se espalhado pelos andares superiores do hotel de 12 andares. Relatos de sobreviventes indicam que muitos se viram obrigados a pular pelas janelas ou descer usando lençóis para escapar das chamas.

No momento do incêndio, o hotel abrigava 238 hóspedes, a maioria famílias com crianças, resultando na trágica morte de 36 crianças. As autoridades locais estão empenhadas em responsabilizar aqueles que contribuíram para essa terrível tragédia.

gq (AFP, AP)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro do Desenvolvimento Agrário

As famílias brasileiras sentiram um alívio nas finanças em agosto, conforme destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em...

Previsão de déficit primário de 2025 cai de R$ 70,877 bi para R$ 69,990 bi no Prisma Fiscal

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revelou uma leve redução na previsão do déficit primário para o...

CPI vai recorrer de decisão do STF que desobrigou ‘Careca do INSS’ de depor

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu recorrer da decisão do ministro...