Avião com 88 deportados da era Trump com destino ao Brasil pousa em Manaus

Publicado:

Um voo transportando 88 deportados dos Estados Unidos com destino ao Brasil pousou em Manaus, Amazonas, marcando uma operação sob um acordo estabelecido entre os dois países em 2017. O objetivo do acordo é simplificar o retorno de cidadãos brasileiros que enfrentaram processos por entrada ilegal nos EUA e não possuem direito a apelação legal. Ao desembarcarem no Brasil, esses deportados não enfrentarão penalidades. A responsabilidade pela recepção e procedimentos relacionados será da Polícia Federal.

Durante a gestão de Trump, houve 538 detenções de imigrantes em situação irregular. O órgão de imigração dos EUA, ICE, deteve em média 311 indivíduos por dia no ano fiscal encerrado em setembro de 2024, número inferior aos 467 do ano anterior. Trump alegou que muitos dos detidos eram criminosos, porém sem fornecer detalhes sobre suas condenações. De forma escalonada, as Forças Armadas dos EUA organizarão voos para deportar mais de 5 mil imigrantes detidos em El Paso e San Diego.

Trump adotou uma postura rígida em relação à imigração desde sua primeira campanha, com decretos impactantes na população imigrante durante seu mandato. Medidas como a declaração de emergência nacional na fronteira sul, suspensão da entrada de imigrantes, permissão de prisões em locais sensíveis e restrições à cidadania foram implementadas.

Um juiz federal bloqueou um dos decretos restritivos de cidadania, alegando violação constitucional. A ONU criticou a suspensão de entrada de refugiados, reiterando o direito amplo ao refúgio internacional. Memo interno revelou que o governo Trump autorizou o ICE a acelerar deportações de imigrantes com vistos temporários, mesmo sob programas do governo Biden.

No contexto atual, a chegada dos deportados em Manaus não deve ser associada diretamente à nova política migratória de Trump, mas sim a um processo operacional que demanda tempo considerável. A rotina de deportação de imigrantes sob gestão Trump foi significativamente robustecida, refletindo sua postura prioritária em questões migratórias.

Por Sarah Paula.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irã anuncia que reconstruirá usinas nucleares destruídas ‘com maior capacidade’

O Irã anunciou no último domingo, 2 de novembro, que irá reconstruir suas instalações nucleares destruídas pelos bombardeios de Estados Unidos e Israel...

Irã confirma ter recebido mensagens para retomar negociações nucleares com EUA

O Irã anunciou neste domingo (2) que recebeu mensagens dos Estados Unidos para reiniciar as negociações sobre seu programa nuclear. Essas conversas estão...

Ataques russos na madrugada deixam ao menos seis mortos na Ucrânia

Na madrugada de domingo (2), a Ucrânia sofria com novos ataques aéreos russos, que resultaram na morte de seis pessoas, incluindo duas crianças...