Petro reage a sanções de Trump: “Resisti à tortura e resisto a você”

Publicado:

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, manifestou sua indignação em relação às medidas impostas por Donald Trump, que incluem tarifas sobre produtos colombianos, suspensão de novos vistos e cancelamento de vistos de autoridades do governo colombiano.

Em suas redes sociais, Petro declarou: “Você pode, com sua força econômica e soberba, tentar dar um golpe de Estado, como fizeram com Allende. Mas eu morrerei defendendo minha lei. Resisti à tortura e resisto a você”.

O presidente colombiano reforçou sua postura de resistência contra influências estrangeiras e enalteceu a identidade cultural de seu país, fazendo referências a figuras históricas como Simón Bolívar e personagens de Gabriel García Márquez.

A reação enérgica de Trump veio após Petro se recusar a permitir deportações em voos militares com colombianos algemados e acorrentados. Diversos países latino-americanos, incluindo México e Colômbia, têm negado o pouso de aviões militares dos Estados Unidos com deportados, exigindo o retorno em voos comerciais e sem algemas.

A recusa dos países latino-americanos em aceitar voos americanos se deu em meio a relatos de brasileiros acorrentados que denunciaram violência cometida por agentes norte-americanos.

Em resposta às sanções impostas por Trump, Petro determinou a imposição de taxas de 50% sobre produtos dos Estados Unidos.

Confira a postagem de Gustavo Petro:

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Caminhão capota e carro despenca de estrutura após acidente na Avenida Vasco da Gama

Um grave acidente aconteceu na Avenida Vasco da Gama na tarde...

Teixeira: Em julgamento transferido por risco de linchamento, defesa do Dr. Alex Santiago vence com tese de legítima defesa

Publicado: 23 Setembro 2025 Teixeira de Freitas foi palco de um julgamento intenso. No último dia 18 de setembro, o Tribunal do Júri absolveu...

TJ-BA determina apuração de valores desviados por ex-servidor condenado por crimes contra a administração pública

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) começou a investigar os valores que precisam ser ressarcidos aos cofres públicos, após um ex-servidor da...