Fernanda Torres fala após blackface viralizar depois de 17 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Fernanda Torres está na corrida pelo Oscar de Melhor Atriz e viu Ainda Estou Aqui ser indicado a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. Entretanto, a brasileira não esperava que um vídeo antigo, de 17 anos atrás, em que fez blackface, voltasse a viralizar. Ela se manifestou sobre a situação.

Fernanda Torres 6
4 imagens

Fernanda Torres no programa Jimmy Kimmel Live!

Além do troféu do Globo de Ouro, Fernanda Torres ganhou uma bolsa com presentes avaliados em R$ 6,1 milhões
Fernanda Torres venceu Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama
1 de 4

John Nacion/GG2025/Penske Media via Getty Images

2 de 4

Fernanda Torres no programa Jimmy Kimmel Live!

Reprodução/Instagram

3 de 4

Além do troféu do Globo de Ouro, Fernanda Torres ganhou uma bolsa com presentes avaliados em R$ 6,1 milhões

Ellen von Unwerth/GG2025/Penske Media via Getty Image

4 de 4

Fernanda Torres venceu Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama

Jeff Kravitz/FilmMagic

 

O que aconteceu?

  • O vídeo em que Fernanda Torres fez blackface foi veiculado pelo Fantástico há 17 anos e voltou a viralizar.
  • Em nota enviada ao Deadline, a atriz brasileira comentou sobre a cena. “Quase vinte anos atrás, apareci de blackface em um esquete de comédia de um programa de TV brasileiro”, declarou.
  • Na sequência, ela se esquiva de polêmicas. “Sinto muito por isso. Estou fazendo essa declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente para evitar mais dor e confusão”.
  • Fernanda explicou que o pensamento a respeito do blackface era diferente na época. “Apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras, a conscientização da história racista e do simbolismo do blackface ainda não havia entrado na consciência pública dominante no Brasil”, detalhou.
  • “Graças a uma melhor compreensão cultural e a conquistas importantes, mas incompletas, neste século, está muito claro agora em nosso país e em todos os lugares que o blackface nunca é aceitável”, disse.
  • Por fim, ela comentou que esta é uma conversa importante “que devemos continuar a ter uns com os outros para evitar a normalização de práticas racistas de então e de agora”.
  • “Como artista e cidadã global, e de coração aberto, permaneço atenta e comprometida com a busca de mudanças vitais necessárias para viver em um mundo livre de desigualdade e racismo”, encerrou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otto Filho toma posse como conselheiro do TCE-BA em cerimônia nesta terça

O ex-deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) em cerimônia nesta...

Diácono de igreja onde líder abusou de menores pediu “pacto de sigilo”

O caso do ex-líder da Igreja Batista Filadélfia no Guará (DF) envolve acusações de abusos sexuais contra ao menos quatro adolescentes, todos do...

Flávio Bolsonaro se reúne com dono do BTG Pactual em São Paulo

Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato às eleições presidenciais de 2026, reuniu-se com o empresário André Esteves, dono do BTG Pactual, na mansão do administrador,...