PMs agiotas são presos por extorquir vítimas com empréstimos abusivos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma megaoperação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Rondônia resultou na prisão preventiva de três policiais militares e mais seis indivíduos por envolvimento em um esquema de agiotagem. Os acusados são suspeitos de lucrar com empréstimos ilegais e extorquir diversas vítimas em Rondônia e em outros cinco estados. Um total de 17 pessoas estão sob investigação, incluindo seis policiais, e a ação também resultou no cumprimento de 42 mandados de busca e apreensão em diferentes cidades.

Durante a operação denominada Soldados da Usura, a Justiça de Rondônia determinou o bloqueio de mais de R$ 73 milhões de bens dos investigados, incluindo imóveis, participações em empresas e veículos de luxo. Para ocultar a origem ilícita dos lucros, os acusados chegaram até mesmo a instalar uma draga para extração de ouro no Rio Madeira.

Investigação

As investigações tiveram início após uma denúncia à Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, indicando a prática de crimes de usura e extorsão por policiais militares. Segundo o MP-RO, os suspeitos concediam empréstimos com juros abusivos, utilizando violência, inclusive armas de fogo. Em caso de inadimplência, os criminosos se apropriavam dos bens das vítimas.

O Ministério Público aponta que o grupo é suspeito de crimes como lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica, entre outros, ainda em fase de investigação. Um grande número de vítimas da organização criminosa foi identificado, levando o MP a disponibilizar um formulário para coletar reclamações de outras pessoas afetadas que desejem colaborar com as investigações.

Em comunicado, a Polícia Militar afirmou ter atuado em colaboração com o Ministério Público de Rondônia e reforçou sua política de tolerância zero a desvios de conduta. A corporação destacou que a ação da Corregedoria reflete o compromisso de coibir crimes violentos e desvios de conduta, assegurando que a conduta dos policiais esteja em conformidade com os princípios éticos e legais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bebê de 2 meses ameaçada pela mãe com faca é salva pela polícia no DF

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Grupo Tático Operacional do 21º Batalhão (GTOP 41), resgatou um bebê de apenas 2...

Odontologia Legal identifica três vítimas carbonizadas do acidente com 11 mortos na BR-101, em Mucuri

Irene Bermond Salezze, Olívio Salezze Júnior e Augusto Salezze Neto foram identificados pela Odontologia Legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT) por meio...

Polícia Militar apreende drogas e balança de precisão em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, BA - A Polícia Militar apreendeu drogas no final da noite de sábado (28), por volta das 23h30, na Rua...