O Ministério Público do Rio de Janeiro iniciará uma investigação detalhada para elucidar as causas e impactos do incêndio que atingiu um galpão de óleo combustível na Ilha do Governador no último sábado. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) será responsável por elaborar um relatório técnico a respeito do ocorrido.
De acordo com informações do jornal O Globo, o Inea constatou a presença de resíduos oleosos decorrentes do carregamento do material. Além disso, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio da Capital investigará as responsabilidades relacionadas ao incidente.
Os impactos ambientais da unidade afetada pelo incêndio já eram alvo de atuação do Ministério Público do Rio de Janeiro anteriormente. Uma ação civil pública movida em 2013 contra a proprietária da fábrica, ExxonMobil Química Ltda, e um inquérito civil de 2019 instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente foram alguns dos desdobramentos anteriores. Este último foi arquivado após laudos do Inea não apontarem irregularidades.

Facebook Comments