Professor de Seabra vence prêmio nacional por projeto de cidadania digital

Publicado:

O professor Reginaldo Silva Araújo, do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, em Seabra, alcançou o primeiro lugar na segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação. A premiação ocorreu durante o evento principal da 17ª edição do Dia da Internet Segura, destacando a educação pública baiana.

Reginaldo, apesar do acesso limitado à internet na escola, desenvolveu diversas atividades com aproximadamente 100 alunos do ensino médio, abordando temas como bem-estar online, combate ao racismo, inclusão de pessoas com deficiência, uso seguro da inteligência artificial e educação midiática.

Uma das iniciativas de destaque foi o “Café das Origens”, que tinha como objetivo resgatar e valorizar as ancestralidades negras e indígenas dos estudantes. Uma aluna, inclusive, conquistou o segundo lugar em um concurso estadual de redação.

O projeto faz parte da Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria da ONG Safernet Brasil e do Governo do Reino Unido, que apoia escolas públicas na criação de um currículo sobre uso seguro e consciente das tecnologias. Os professores participantes têm acesso a planos de aula, cursos de formação, atividades de mentoria e possibilidade de concorrer a premiações.

Reginaldo destaca o impacto do projeto “Games Transformadores”, que engajou grupos étnicos e raciais, visando promover a expressão das potencialidades dos estudantes do campo e quilombolas, combatendo preconceitos, fomentando práticas antirracistas e valorizando esses alunos no ambiente digital.

“É uma grande euforia receber este prêmio. Eu não estava tão ansioso, mas quando percebi que estava chegando perto, comecei a ficar gelado. É um enorme prazer estar aqui, conhecer novas experiências e poder levar este troféu para a escola, além de uma medalha para casa”, destaca Poliana Fraga, representante de turma.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é morta dentro de casa em Feira de Santana; polícia classifica crime como latrocínio

Uma tragédia em Feira de Santana: Talita Lobo Santana, de 35 anos, foi assassinada dentro de sua casa no último sábado, dia 13....

Mulher é agredida em frente a bar em Guanambi e populares destroem moto de suspeito

Na madrugada do último sábado (13), uma mulher foi agredida em frente a um bar no bairro Renascer 1, em Guanambi, na Bahia....

Jovem denuncia tentativa de estupro em Santo Antônio de Jesus

Uma jovem foi vítima de uma tentativa de estupro enquanto retornava de um evento em Santo Antônio de Jesus, na manhã...