Impeachment: Musk e Casa Branca lançam ofensiva contra juízes dos EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O bilionário Elon Musk e a Casa Branca estão intensificando suas críticas aos juízes que vão contra os interesses da gestão de Donald Trump nos Estados Unidos. Em uma ação ousada, Musk chegou a promover uma enquete em sua rede social, X, levantando a possibilidade de impeachment para os magistrados. Essa atitude se soma a outros discursos que indicam uma ofensiva direcionada aos membros do Judiciário que se posicionam contrariamente às medidas do presidente.

“Os juízes federais que abusam repetidamente de sua autoridade para obstruir a vontade do povo por meio de seus representantes eleitos deveriam sofrer impeachment?” questionou Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês).

O vice de Trump, J. D. Vance, também fez eco a essas críticas, insinuando que juízes estariam ultrapassando seus limites. “Se um juiz tentasse dizer a um general como conduzir uma operação militar, isso seria ilegal. Se um juiz tentasse comandar o procurador-geral sobre como usar seu poder discricionário como promotor, isso também seria ilegal. Os juízes não têm permissão para controlar o poder legítimo do Executivo”, afirmou Vance em uma publicação no X.

O presidente Trump também não poupou palavras hostis aos juízes americanos, destacando supostas tentativas de impedir investigações de corrupção. “Parece difícil acreditar que juízes estão tentando nos impedir de observar a corrupção, especialmente quando encontramos centenas de milhões de dólares ou até mais em um período tão curto de tempo”, declarou Trump na Casa Branca em referência ao monitoramento do Doge.

A administração Trump tem enfrentado desgastes com o Judiciário, especialmente devido a medidas consideradas inconstitucionais, como um decreto que revogaria a cidadania concedida a filhos de imigrantes, mesmo que nascidos no país de forma ilegal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Julgamento dos acusados da maior chacina do DF é marcado. Saiba quando

O Tribunal do Júri de Planaltina marcou o julgamento dos cinco réus da maior chacina da história do Distrito Federal, ocorrida no início...

Homem ignora medida protetiva, vai à casa da ex bêbado e é preso pela PM em Itanhém

Itanhém, BA - A Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite de domingo (28), Valmir Gomes de Jesus, 41 anos, por descumprimento de...

Prefeito Bruno Reis celebra participação do Festival Virada Salvador com 180 mil pessoas

Durante a coletiva de imprensa no Festival Virada Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) apresentou um balanço parcial do evento nesta segunda-feira (29)...