Argentina tem menor inflação mensal em 5 anos: 2,2%

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Argentina teve uma taxa de inflação de 2,2% em janeiro, o que representa o menor índice em cinco anos para um único mês. Esse patamar só havia sido atingido durante o auge da pandemia de Covid-19. Os dados são do Buenos Aires Herald.

O cálculo da inflação foi realizado pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). Considerando a variação acumulada nos últimos 12 meses, o índice é de 84,5%. Apesar de ainda ser alto, representa uma redução de 33,3 pontos percentuais em relação a dezembro de 2024.

Este é o primeiro mês em que o índice fica abaixo de 100% desde janeiro de 2023. O porta-voz Manuel Adorni comemorou a notícia, mencionando que “é a menor inflação mensal desde julho de 2020, quando os argentinos estavam em isolamento e a economia sofria os efeitos da quarentena imposta pelo ex-presidente Fernández”.

Apesar da média geral de 2,2% em janeiro, alguns setores apresentaram variações significativamente maiores. Restaurantes e hotéis, por exemplo, registraram um aumento de preços de 5,3%, enquanto produtos de higiene e para casa tiveram uma variação de 4%.

Bebidas não alcoólicas e alimentos tiveram um aumento de 1,8%. A redução da inflação é considerada uma conquista do presidente Javier Milei. No entanto, a queda nos índices é acompanhada por uma severa recessão. No primeiro semestre de 2024, mais da metade da população argentina vivia abaixo da linha da pobreza.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delírio, Adélio diz que teria Bonner em chapa presidencial

Uma nova avaliação médica, concluída em novembro, aponta piora significativa do quadro psiquiátrico de Adélio Bispo de Oliveira, o executor do atentado contra...

Escritório da família Lewandowski recebeu mais de R$ 5 milhões por contrato de consultoria com o Banco Master

Segundo a coluna do Metrópoles, o escritório Lewandowski Advocacia assinou um contrato de consultoria com o Banco Master em agosto de 2023, prevendo...

Jovem que teve costas rasgadas por raio em ato de Nikolas: “Achei que tinha 1h de vida”. Veja vídeo

Um jovem de 17 anos, Eduardo Linhares, foi atingido por um raio durante a manifestação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) neste domingo (25/1),...