Barroso destaca desafios do sistema prisional em evento no Conjunto Penal de Barreiras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao sistema prisional foi o destaque do evento “Projeto Mentes Literárias: da Magia dos Livros à Arte da Escrita à Barreiras”, na última quinta-feira (13). O Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), comentou sobre a complexidade desse tema: “A questão do sistema prisional é um dos problemas mais complexos e delicados do sistema de justiça no Brasil, de uma maneira geral. O STF decidiu, há um tempo, que existe um estado de coisas inconstitucionais”, afirmou.

O evento também marcou o lançamento do livro “Laços – das Construções às Restaurações”, escrito pelos próprios internos, com rodas de leitura, apresentação musical e assinatura de termos de cooperação técnica.

A melhoria do sistema prisional brasileiro foi mencionada como uma esperança pelo Supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ, Conselheiro José Rotondano. Ele enfatizou: “Nossa esperança é de que o Brasil abrace esse projeto. Sonhamos com a melhoria do sistema prisional brasileiro, que é um caos atualmente, mas vamos conseguir sair desse estado de coisas inconstitucionais existentes no sistema prisional brasileiro”.

A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, também participou do evento e ressaltou a importância da leitura na vida dos internos: “Estamos oferecendo oportunidades para que essas pessoas possam, se assim desejarem e se dedicarem, buscar uma oportunidade de vida melhor”, afirmou.

O Projeto Mentes Literárias está em conformidade com as diretrizes da Resolução CNJ nº 391/2021, que incentiva a remição de pena por meio da leitura como prática social educativa no sistema prisional. A metodologia do projeto inclui encontros quinzenais ou mensais ao longo de seis meses, promovendo a continuidade e o aprofundamento das práticas de leitura.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Noite de violência no Bairro Cajueiro deixa um morto e um ferido em Nova Viçosa

Nova Viçosa foi abalada por um tiroteio na noite de 31 de dezembro, no Bairro Cajueiro. Por volta das 22h, duas pessoas em...

Justiça do Ceará absolve Ciro Gomes em ação movida por Damares Alves

A Justiça do Ceará absolveu o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes em ação movida pela ex-ministra Damares Alves, que o acusava de calúnia,...

Genial/Quaest: maioria não acredita em perseguição contra Bolsonaro e acha que prisão foi causada por atos dele

Pesquisa Genial/Quaest, divulgada pela colunista Monica Bergamo da Folha de S.Paulo, mostra um retrato dividido da opinião pública brasileira sobre a prisão do...