O confronto entre Espanyol e Athletic Bilbao, que terminou empatado em 1 a 1, foi interrompido no último domingo (16) devido a ofensas racistas contra o atacante Maroan Sannadi nas arquibancadas do RCDE Stadium, denunciadas por Iñaki Williams. Williams declarou: “Este tipo de comportamento não pode ser tolerado. Após uma jogada individual de Maroan [Sannadi], em que a bola saiu, ouvimos gritos de ‘mouro de m…’. Isso não é algo inédito aqui. O árbitro agiu corretamente. É fundamental expor essas situações e punir os responsáveis.”
Aos 16 minutos, o árbitro Cuadra Fernández precisou acionar o protocolo antirracismo após ser alertado por Willians sobre insultos direcionados a seu colega de equipe no Athletic. O jogo foi parado por três minutos com um comunicado pelo sistema de som do estádio pedindo que os torcedores interrompessem os insultos. O árbitro advertiu que, em caso de reincidência, a partida seria suspensa.
Ele registrou o ocorrido na súmula do jogo: “Iñaki Williams me informou sobre um episódio racista envolvendo torcedores do Espanyol, que se dirigiram ao jogador número 21, o Sr. Maroan Sannadi, com a expressão ‘Mouro de m…’.”
“Naquele momento, acionei o protocolo antirracismo estabelecido para tais situações”, acrescentou o árbitro. O jogo foi retomado após as providências serem comunicadas ao Delegado de Campo e à Unidade de Controle Operacional da Polícia responsável pela segurança do estádio, e após a divulgação de um aviso pelo sistema de som da arena. Com esse resultado, o Athletic permanece em quarto lugar no Campeonato Espanhol, com 45 pontos, seis atrás do líder Real Madrid, enquanto o Espanyol sobe para a 15ª posição, somando 24 pontos, um a mais que o Valencia (18º), que ocupa a zona de rebaixamento.
*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula

Facebook Comments