Covid-19: municípios do interior registraram 68 mil casos em 2025; doença volta a preocupar gestores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde revelam que até a Semana Epidemiológica 6 de 2025 foram notificados 94.701 casos de Covid-19 no Brasil, dos quais 68.638 foram registrados em municípios do interior, resultando em 271 óbitos. Embora a média móvel de casos tenha diminuído, a de óbitos aumentou, gerando preocupação entre os gestores devido à proximidade do Carnaval. O especialista Manuel Palácios alerta que o índice de incidência, que alcançou 4,15% por 100 mil habitantes, sinaliza uma possível aceleração da doença em algumas regiões.

O aumento de casos ocorreu especialmente nos estados do Norte e Centro-Oeste, com maior incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pela Covid-19, afetando principalmente os idosos. O Ceará lidera em casos, com 12.172 registros até o momento. A situação requer atenção, considerando o risco de novas variantes mais transmissíveis circularem no país.

Cancelamento do Carnaval e Retorno das Máscaras

A administração municipal de Araguaína (TO) cancelou o Carnaval e redirecionou os recursos anteriormente destinados à festividade para iniciativas em saúde. medida tomada após o registro de 231 novos casos de Covid-19 em uma semana. Alguns municípios no Tocantins, como São Sebastião e Lajeado, tornaram obrigatório novamente o uso de máscaras em locais públicos.

Já em Carolina (MA), foram registrados 51 casos de Covid-19, motivando a prefeitura a intensificar ações preventivas. Os números de casos e óbitos em municípios do interior entre 01/01 e 08/02 de 2025 demonstram a gravidade da situação, evidenciando a necessidade de medidas efetivas de combate à pandemia.

O infectologista alerta para os riscos do Carnaval, período propício para propagação do vírus, devido às aglomerações. Recomendações incluem evitar locais fechados, usar máscara em espaços de risco, manter a vacinação em dia e ficar atento aos sintomas. O descumprimento das medidas preventivas pode agravar a situação e sobrecarregar o sistema de saúde.

É crucial que a população mantenha a consciência sobre a importância das medidas preventivas, mesmo durante eventos como o Carnaval, a fim de controlar a disseminação do vírus e proteger a saúde de todos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...