Covid-19: municípios do interior registraram 68 mil casos em 2025; doença volta a preocupar gestores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os dados mais recentes do Ministério da Saúde revelam que até a Semana Epidemiológica 6 de 2025 foram notificados 94.701 casos de Covid-19 no Brasil, dos quais 68.638 foram registrados em municípios do interior, resultando em 271 óbitos. Embora a média móvel de casos tenha diminuído, a de óbitos aumentou, gerando preocupação entre os gestores devido à proximidade do Carnaval. O especialista Manuel Palácios alerta que o índice de incidência, que alcançou 4,15% por 100 mil habitantes, sinaliza uma possível aceleração da doença em algumas regiões.

O aumento de casos ocorreu especialmente nos estados do Norte e Centro-Oeste, com maior incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada pela Covid-19, afetando principalmente os idosos. O Ceará lidera em casos, com 12.172 registros até o momento. A situação requer atenção, considerando o risco de novas variantes mais transmissíveis circularem no país.

Cancelamento do Carnaval e Retorno das Máscaras

A administração municipal de Araguaína (TO) cancelou o Carnaval e redirecionou os recursos anteriormente destinados à festividade para iniciativas em saúde. medida tomada após o registro de 231 novos casos de Covid-19 em uma semana. Alguns municípios no Tocantins, como São Sebastião e Lajeado, tornaram obrigatório novamente o uso de máscaras em locais públicos.

Já em Carolina (MA), foram registrados 51 casos de Covid-19, motivando a prefeitura a intensificar ações preventivas. Os números de casos e óbitos em municípios do interior entre 01/01 e 08/02 de 2025 demonstram a gravidade da situação, evidenciando a necessidade de medidas efetivas de combate à pandemia.

O infectologista alerta para os riscos do Carnaval, período propício para propagação do vírus, devido às aglomerações. Recomendações incluem evitar locais fechados, usar máscara em espaços de risco, manter a vacinação em dia e ficar atento aos sintomas. O descumprimento das medidas preventivas pode agravar a situação e sobrecarregar o sistema de saúde.

É crucial que a população mantenha a consciência sobre a importância das medidas preventivas, mesmo durante eventos como o Carnaval, a fim de controlar a disseminação do vírus e proteger a saúde de todos.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos

O Ministério da Saúde recomendou a dose zero da vacina tríplice viral para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias,...

Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina

Anvisa apreende suplemento Artro100 por origem incerta e proíbe sua venda; também suspende a comercialização de gomas de creatina da Idn Labs. Publicada...

Políticas antitabaco devem ser integradas à saúde da população LGBTI+

Estudo do Inca aponta disparidade no tabagismo entre LGBT+. Em evento realizado no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Câncer revela que...