MP-BA, Prefeitura e Governo do Estado firmam acordo de combate a violação dos direitos das crianças e adolescentes durante o Carnaval

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) selou, na segunda-feira (24), um importante Termo de Cooperação Interinstitucional juntamente com a Prefeitura e o Governo do Estado para enfrentar as violações dos direitos das crianças e dos adolescentes durante o Carnaval e Festas Populares de Salvador.

O acordo firmado estabelece ações a serem realizadas pelos órgãos envolvidos visando prevenir situações de trabalho infantil, exploração sexual, violência física e o consumo inadequado de bebidas alcoólicas por menores de idade.

A cerimônia de oficialização ocorreu na sede do MP-BA e contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Pedro Maia Souza Marques; dos secretários estaduais de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Fábia Reis; além da secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, representando o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

O Tribunal Regional do Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia e a Defensoria Pública do Estado da Bahia também participaram da assinatura do Termo de Cooperação.

O projeto integrado para o Carnaval 2025 inclui a atuação do MP-BA durante os dias oficiais da festa, em colaboração com órgãos estaduais e municipais, para promover a proteção de crianças e adolescentes. As ações envolverão inspeções em postos de saúde, conselhos tutelares, centros de convivência, camarotes, entre outros locais estratégicos.

O procurador-geral de Justiça Pedro Maia ressaltou que o acordo representa um passo histórico em prol da defesa dos direitos da juventude, enfatizando a importância do comprometimento de todas as instituições envolvidas.

A promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (CAOCA), destacou a relevância do evento, ressaltando a união de esforços entre os diversos órgãos e instituições para proteger e assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes durante a folia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Incêndio atinge morro na Avenida Paralela e assusta motoristas

Um incêndio de grandes proporções foi registrado neste sábado (18) em um morro nas proximidades da Avenida Paralela, uma das principais vias de...

Homem é preso por descumprir medida protetiva e invadir residência de ex-companheira em Euclides da Cunha

Na manhã deste sábado (18), um homem de 46 anos foi detido em Euclides da Cunha por descumprir uma medida protetiva,...

Polícia Federal incinera 1,7 tonelada de substância análoga à maconha apreendida pela PRF na BR-116

Nesta manhã, a Polícia Federal, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realizou a incineração de 1,7 tonelada de uma substância semelhante à...