Casos de feminicídio, assédio e importunação sexual preocupam a SSP-DF

Publicado:

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) está alarmada com o aumento significativo no registro de crimes contra as mulheres. Durante a divulgação do balanço da criminalidade na capital federal ao longo da última década, os dados relacionados ao feminicídio, violência doméstica, estupro, assédio sexual e importunação sexual acenderam um sinal de alerta.

Entre 2015 e 2024, houve um aumento de 229% nos casos de feminicídio. Já entre 2023 e 2024, foi registrada uma queda de 26%. No entanto, ao analisar a série histórica, observa-se variações nos números. Por exemplo, o DF contabilizou 16, 26, 20, 31 e 23 casos nos anos de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024, respectivamente. Idealmente, especialistas apontam para a necessidade de uma redução contínua, o que não foi alcançado.

O estudo também revelou um aumento nos casos de estupro (43%), violência doméstica (51%), assédio sexual (237%) e importunação sexual (1.507%). Segundo o secretário de Segurança, Sandro Avelar, a proteção das mulheres requer a união de toda a sociedade.

“No caso do feminicídio, há infelizmente uma questão cultural enraizada no Brasil. Existia até um ditado popular que dizia: ‘em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher’. Era comum recebermos reclamações de vizinhos sobre barulho alto, mas esses mesmos vizinhos ouviam os gritos de mulheres sendo agredidas e não chamavam a polícia, pois entendiam que era uma questão interna daquela família. Precisamos desse cenário mudando. Amigos, familiares precisam denunciar para que as devidas providências sejam tomadas”, comentou o chefe da SSP no DF.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF identifica três núcleos em esquema de venda de sentenças judiciais no STJ

A Polícia Federal (PF) descobriu a existência de três núcleos que atuaram por anos no Superior Tribunal...

113 Sul: após 15 anos preso, Mairlon planeja encontro com o filho

Após cumprir 15 anos de pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, Francisco Mairlon Barros Aguiar agora se prepara para um novo...

Polícia Civil deflagra Operação Primus contra esquema bilionário de adulteração de combustíveis na Bahia

A Polícia Civil da Bahia lançou, nesta quinta-feira (16), a Operação Primus. O foco é desmantelar uma...