Tribunal da UE acusa Google de posição dominante no Android Auto

Publicado:

O Tribunal de Justiça da União Europeia acusou a gigante tecnológica Google de abuso de posição dominante em relação ao Android Auto, ao recusar acesso à empresa italiana Enel. A multa aplicada foi de 102 milhões de euros (aproximadamente R$ 560 milhões).

A decisão ressalta que a recusa de uma empresa em posição dominante, que desenvolveu uma plataforma digital, em assegurar a interoperabilidade com uma aplicação de terceiros pode configurar abuso de posição dominante. A recusa de interoperabilidade pode ser considerada justificada somente se a segurança ou integridade da plataforma estiverem ameaçadas. No entanto, o tribunal sublinhou que essa conduta pode ser considerada abusiva se a interoperabilidade com outra aplicação tornar a plataforma mais atrativa.

Este caso surgiu de um recurso apresentado ao Tribunal de Justiça da UE, após a Google ser multada pela Autoridade Reguladora da Concorrência e do Mercado da Itália por comportamento abusivo, totalizando a penalidade de 102 milhões de euros (aproximadamente R$ 560 milhões).

A polêmica girou em torno da aplicação JuicePass, criada pela Enel, que possibilita aos condutores localizar e reservar estações de carregamento para veículos elétricos. A empresa italiana solicitou à Google que permitisse à JuicePass ser acessada diretamente nos painéis dos veículos via Android Auto, porém, a solicitação foi negada pela gigante tecnológica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

macOS Tahoe 26 chega com busca Spotlight avançada e integração com iPhone

Tudo sobre Apple O macOS Tahoe 26 já está disponível para usuários de MacBooks e desktops compatíveis. A atualização foi anunciada em junho durante...

Idosa é enganada por golpista que fingia ser um astronauta preso no espaço

Uma idosa de 80 anos, residente na ilha de Hokkaido, no Japão, se tornou vítima de um golpe inusitado....

IA pode ameaçar nossa capacidade de escrita, alerta autor

Sérgio Rodrigues, escritor e romancista, lançou um alerta sobre o uso crescente da inteligência artificial na geração de textos. Ele acredita...