Violando a constituição, Milei nomeia dois ministros para a Suprema Corte

Publicado:

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou a nomeação de dois juízes para a Suprema Corte do país na última terça-feira (25). A decisão do presidente é considerada irregular, uma vez que a escolha de ministros para essa corte requer aprovação do Senado, conforme previsto na constituição.

A nomeação dos juízes, Ariel Lijo, juiz federal, e o advogado Manuel Garcia-Mansilla, ocorreu durante o recesso do congresso, que retomará suas atividades neste sábado (1), gerando conflitos tanto com a oposição quanto com aliados, incluindo o ex-presidente Mauricio Macri.

Os nomes indicados por Milei já haviam sido propostos em 2024, mas ainda não tinham sido discutidos no Senado, onde apenas três dos cinco juízes necessários compõem a Corte atualmente.

O governo argumenta que o Senado agiu com omissão, movido por motivações políticas, desrespeitando o processo legal do país.

Em comunicado, o governo afirma: “O Senado deveria ter aprovado os candidatos propostos pelo Executivo. De forma alguma o Senado pode rejeitar os candidatos indicados pelo presidente com base em preferências pessoais ou políticas dos senadores”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Funcionário público federal que matou boliviana com tiro na cabeça em Lauro de Freitas é condenado 25 anos após o crime

Edvan da Silva Menezes Júnior foi preso nesta terça-feira (11) na 23ª Delegacia Territorial. A detenção ocorreu após uma decisão judicial que determinou...

Justiça bloqueia quase R$ 2 milhões em veículos de empresário alvo da Operação Coffee Break

A Operação Coffee Break, realizada nesta quarta-feira pela Polícia Federal, resultou no bloqueio de veículos do empresário...

VÍDEO: Câmeras de segurança registram acidente que matou motociclista em Pernambués

Câmeras de segurança capturaram o momento trágico em que um motociclista colidiu com um carro e foi arremessado em direção a um ônibus...