Violando a constituição, Milei nomeia dois ministros para a Suprema Corte

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou a nomeação de dois juízes para a Suprema Corte do país na última terça-feira (25). A decisão do presidente é considerada irregular, uma vez que a escolha de ministros para essa corte requer aprovação do Senado, conforme previsto na constituição.

A nomeação dos juízes, Ariel Lijo, juiz federal, e o advogado Manuel Garcia-Mansilla, ocorreu durante o recesso do congresso, que retomará suas atividades neste sábado (1), gerando conflitos tanto com a oposição quanto com aliados, incluindo o ex-presidente Mauricio Macri.

Os nomes indicados por Milei já haviam sido propostos em 2024, mas ainda não tinham sido discutidos no Senado, onde apenas três dos cinco juízes necessários compõem a Corte atualmente.

O governo argumenta que o Senado agiu com omissão, movido por motivações políticas, desrespeitando o processo legal do país.

Em comunicado, o governo afirma: “O Senado deveria ter aprovado os candidatos propostos pelo Executivo. De forma alguma o Senado pode rejeitar os candidatos indicados pelo presidente com base em preferências pessoais ou políticas dos senadores”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hospital afirma que técnico agiu de maneira intencional e criminosa

Hospital Anchieta divulga nota sobre mortes em UTI e prisão de três técnicos de enfermagem Em nova nota enviada à imprensa, o Hospital Anchieta...

Polícia Militar apreende maconha e LSD no bairro Castelinho em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, Bahia – a Polícia Militar apreendeu maconha e LSD durante patrulhamento no bairro Castelinho, neste domingo (25), por volta das...

Integrantes de torcida organizada do Vitória são presos com arma e explosivos em Pituaçu

Dois torcedores do Vitória, ligados à torcida organizada Imbatíveis, foram presos em flagrante na tarde deste domingo (25) nas proximidades do estádio de...