Violando a constituição, Milei nomeia dois ministros para a Suprema Corte

Publicado:

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou a nomeação de dois juízes para a Suprema Corte do país na última terça-feira (25). A decisão do presidente é considerada irregular, uma vez que a escolha de ministros para essa corte requer aprovação do Senado, conforme previsto na constituição.

A nomeação dos juízes, Ariel Lijo, juiz federal, e o advogado Manuel Garcia-Mansilla, ocorreu durante o recesso do congresso, que retomará suas atividades neste sábado (1), gerando conflitos tanto com a oposição quanto com aliados, incluindo o ex-presidente Mauricio Macri.

Os nomes indicados por Milei já haviam sido propostos em 2024, mas ainda não tinham sido discutidos no Senado, onde apenas três dos cinco juízes necessários compõem a Corte atualmente.

O governo argumenta que o Senado agiu com omissão, movido por motivações políticas, desrespeitando o processo legal do país.

Em comunicado, o governo afirma: “O Senado deveria ter aprovado os candidatos propostos pelo Executivo. De forma alguma o Senado pode rejeitar os candidatos indicados pelo presidente com base em preferências pessoais ou políticas dos senadores”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A pedra de bom tamanho que atravanca o caminho de Tarcísio

Eduardo, deputado e filho de Bolsonaro, sempre foi o mais rebelde do trio. Ele não dá sinal de que isso irá mudar. Carlos,...

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...