São Paulo – Em decorrência das intensas chuvas que têm impactado a capital paulista e municípios da região metropolitana, a Defesa Civil estadual enviou um “alerta cell broadcast severo” para a população através de mensagens para celulares. As zonas norte, leste e centro da capital, bem como São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá, todos localizados na região conhecida como ABCD, na Grande São Paulo, receberam alertas severos conforme comunicado do órgão.
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE-SP) declarou estado de atenção para alagamentos em toda a cidade, devido às chuvas da noite de sexta-feira (31/1).
Segundo informações divulgadas, as zonas leste, norte, centro e Marginal Tietê entraram em estado de atenção às 21h13. Já as zonas oeste, sul, sudeste e a Marginal Pinheiros foram classificadas previamente antes, às 20h50.
Os dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo indicaram que as áreas mais afetadas pelas chuvas se concentram sobretudo em Butantã, Pinheiros, São Miguel Paulista e Cidade Ademar. O CGE-SP alertou que novos pontos de alagamento podem surgir nas próximas horas, com a previsão de pancadas de chuva.
Primeiro Alerta Severo
No dia 24 de janeiro, a Defesa Civil de São Paulo emitiu, pela primeira vez, um alerta severo para a capital decorrente das chuvas. A população da região recebeu o comunicado em seus dispositivos móveis.
Alagamentos
Às 23h30, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (GCE-SP) emitiu alerta de alagamento para a região da Subprefeitura da Vila Prudente, devido ao transbordamento do Córrego Mooca, na altura da Avenida Vila Ema.
Anteriormente, às 22h30, foram registrados alagamentos em diversas ruas, incluindo Manoel Dutra (Sé), Sérgio Paulo Freddi (Butantã), Marginal Pinheiros (Ponte Engenheiro Roberto Zuccolo – Cidade Jardim), entre outras.
Interior e Grande São Paulo
A Defesa Civil apontou fortes chuvas também nas áreas de Campinas e Sorocaba na noite de sexta-feira. Na Grande São Paulo, destaque para as precipitações em Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Guarujá
No Guarujá, a Defesa Civil Municipal registrou três solicitações de apoio devido a deslizamentos de terra, envolvendo a Estrada Santa Cruz dos Navegantes, Vila Zilda e Vila Baiana. Não há informações sobre vítimas até o momento.
Comentários Facebook