Julgamento do ex-presidente Pedro Castillo é iniciado no Peru

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, está sendo julgado por um possível golpe de estado, ao tentar dissolver o congresso em 2022. O Ministério Público solicita uma condenação de 34 anos. Além de tentar dissolver o Congresso, Castillo planejava governar por decreto e convocar uma Assembleia Constituinte. Seus intentos foram revelados em uma mensagem ao país, desencadeando cerca de 50 mortes.

O julgamento do ex-presidente teve início com 30 minutos de atraso e ocorreu em um tribunal próximo à prisão onde ele está detido desde o final de 2022. Pedro Castillo está cumprindo 36 meses de prisão preventiva.

“Está sendo formada a sala para dar início ao julgamento oral contra o senhor José Pedro Castillo Terrones”, declarou o presidente do tribunal responsável pelo julgamento do político de 55 anos.

Este é o quarto ex-presidente peruano a ser julgado nos últimos 25 anos. Antes dele, foram condenados Alberto Fujimori (1990-2000) e Alejandro Toledo (2001-2006), enquanto o julgamento de Ollanta Humala (2011-2016) deve ser concluído até 2025.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exclusivo: Exame confirma que vítima de feminicídio em Posto da Mata estava grávida de oito semanas

Nova Viçosa, BA - Laudos periciais confirmaram que Jéssica dos Santos Ferreira, 26 anos, estava grávida de oito semanas no momento do assassinato...

Alexandre de Moraes assume presidência interina do STF durante férias de Fachin

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, assumiu nesta segunda-feira (12) a presidência da Corte de forma interina, durante o período de férias...

TRF1 mantém proibição a transporte irregular de passageiros no DF envolvendo a Buser

TRF1 mantém a proibição O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a proibição para que...