Juíza de Buenos Aires defende direito à hormonização de menores barrado por Milei

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Juíza de Buenos Aires defende direito à hormonização de menores barrado por Milei

Uma posição firme foi tomada pela juíza Elena Liberatori, de Buenos Aires, em relação ao decreto do presidente Javier Milei, que proíbe a hormonização de menores transgêneros com menos de 18 anos na Argentina. A magistrada determinou que o governo da capital garanta o direito a esses procedimentos, permitindo que o sistema público de saúde continue os tratamentos já em andamento e acolha novos pacientes.

A decisão da juíza foi motivada por uma ação cautelar movida pela Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans (FALGBT+). A entidade argumentou que o decreto fere direitos fundamentais, como o da identidade de gênero e a proteção contra discriminação. Liberatori se desculpou publicamente com aqueles impactados pela nova norma, que modificou a Lei de Identidade de Gênero e foi divulgada em 6 de fevereiro.

A juíza ressaltou que a falta de assistência apropriada pode acarretar consequências irreversíveis para muitos adolescentes. Ela destacou: “O tempo sem tratamento gera consequências irreversíveis. E merece um parágrafo à parte o sofrimento dos que sabem que existe um tratamento adequado às suas necessidades mas se veem impedidos de acessá-lo sem razões médicas que fundamentem a decisão.” A FALGBT+ celebrou a decisão como um avanço significativo na defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+ e elogiou a atitude de desculpas da juíza.

A determinação em Buenos Aires pode gerar um conflito judicial com a gestão de Milei, que adota uma postura conservadora em relação às questões de gênero. Até o momento, o governo não se manifestou sobre a decisão da juíza, deixando em aberto a possibilidade de um embate legal sobre o tema.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maiores protestos no Irã desde 2022 recebem apoio de Trump e já deixaram ao menos 500 mortos 

Os protestos no Irã, alimentados pela crise econômica, seguem ganhando destaque internacional. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA...

Papa diz que reza pela construção do ‘diálogo e da paz no Irã e na Síria’ para o bem comum da sociedade

Durante o Angelus deste domingo, 11 de janeiro de 2026, o Papa Leão XIV pediu diálogo e paz no Irã e na Síria,...

Crise no Irã: Entenda por que os iranianos estão indo às ruas em manifestações que já mataram cerca de 500 pessoas?

As manifestações no Irã se espalharam para 25 províncias das 31 do país, nas maiores desde 2022, quando Mahsa Amini foi presa. Os...