Por meio do STF, governo Lula invalida porte de arma para atiradores desportivos em Roraima

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No último dia 14, o Supremo Tribunal Federal decidiu, de forma unânime e em sessão virtual, a inconstitucionalidade de uma lei em Roraima que facilitava o acesso ao porte de armas para atiradores desportivos. A decisão foi baseada na violação da Constituição Federal, que atribui à União a competência exclusiva para autorizar e regular o comércio de armamentos.

A Presidência da República avaliou que a legislação estadual em questão infringia a Constituição, uma vez que cabe ao governo federal a responsabilidade de definir os critérios para concessão do porte de armas, não sendo uma atribuição dos estados.

A Advocacia-Geral da União esclareceu que o termo “material bélico” abrange não apenas as armas utilizadas pelas Forças Armadas, reiterando que a competência para autorizar o porte de armas é do governo central.

O Ministro do STF, André Mendonça, relator do caso, destacou a presença de um evidente “vício de inconstitucionalidade formal” na legislação estadual vigente em Roraima.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação que teve presidente da Alerj como alvo cumpre nova fase e prende desembargador federal

O desembargador federal Macário Ramos Judice Neto foi preso nesta terça-feira (16) pela Polícia Federal durante a...

Homem é preso após agredir companheira e ser interrompido pela própria mãe em Salvador

Um homem de 40 anos teve o mandado de prisão temporária cumprido pela Polícia Civil no bairro de São...

Operação Disneylândia: ação do MPSP prende 7, apreende drogas e armas

Operação Disneylândia: MPSP e PM desmantelam organização criminosa ligada ao PCC em SP e PR Batizada de Operação Disneylândia e...