Comissão presidida por Damares Alves vai votar projeto que autoriza porte de arma a mulher com medida protetiva

Publicado:

A Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida por Damares Alves (Republicanos-DF), realizará uma sessão deliberativa com uma pauta voltada para o direito e proteção de mulheres e meninas contra a violência. Um dos projetos em destaque é o PL 3272/2024, que propõe autorizar o porte de arma de fogo para mulheres sob medida protetiva de urgência.

O projeto, de autoria do senador Magno Malta (PL-ES), que teve intenso debate na semana passada, propõe alterações no Estatuto do Desarmamento, permitindo o uso de arma de fogo somente em situações de ameaça à integridade física da mulher, com critérios rigorosos a serem seguidos para sua concessão.

Outra proposta em discussão é o PL 4781/2023, do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que sugere a perda de bens de quem comete estupro ou violência doméstica contra a mulher, além da pena de prisão. Os valores arrecadados com essa medida serão revertidos para vítimas ou entidades de amparo a mulheres vítimas de violência.

O projeto que aumenta as penas dos crimes de calúnia, difamação e injúria em contextos de violência doméstica e familiar contra a mulher, também está em pauta. Proposto pela deputada Celina Leão (PP-DF), o PL 301/2021 sugere aumentar em um terço as penas previstas no Código Penal para esses casos.

Essas medidas reforçam o compromisso em fortalecer a proteção e garantir os direitos das mulheres em situações de violência, buscando proporcionar meios eficazes de defesa e punição para os agressores.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sandrão faz revelação sobre romance com Elize Matsunaga em Tremembé

Sandra Regina Ruiz Gomes, conhecida como Sandrão, deu uma entrevista ao jornalista Roberto Cabrini no Domingo Espetacular, revelando detalhes de seu relacionamento com...

Escondidas em terreno: Polícia apreende sete pistolas caseiras e réplicas próximo a colégio em Alcobaça

Na tarde desta sexta-feira, a Polícia Militar fez uma apreensão significativa em Alcobaça. Foram encontradas sete armas de fogo feitas em...

Advogado é assassinado em escritório em Viçosa; suspeito é cliente que o atacou com faca

O advogado Marcelo Andrade Mendonça, de 43 anos, foi assassinado em seu escritório em Viçosa, na Zona da Mata mineira, na tarde de...