Covid-19: casos sobem 5,09% no início de março em comparação à semana anterior

Publicado:

Na primeira semana de março de 2025, os casos de Covid-19 no Brasil apresentaram um aumento de 5,09% em relação à semana anterior, de acordo com a Semana Epidemiológica 10/2025. Além disso, houve um crescimento de 37,5% na média móvel de óbitos pela doença. Até o dia 8 de março de 2025, foram registrados 148.328 casos e 891 óbitos pela doença no país. Os estados com as maiores taxas de incidência foram MT, MG, TO, DF e RR, variando de 14,7 a 106,1 casos por 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no Informe sobre Covid-19.

Na mesma semana, foram notificados 11.467 casos de Covid-19 no país, com uma incidência de 5,37 a cada 100 mil habitantes, resultando em 193 óbitos reportados. Por outro lado, na vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 7.009 casos hospitalizados foram registrados até a Semana Epidemiológica 10/2025, com a identificação de vírus respiratórios.

O Informe destaca que o vírus sincicial respiratório (VSR) apresenta uma tendência de alta, assim como a predominância de VSR, rinovírus e Covid-19 em casos de SRAG. Em relação aos óbitos por SRAG, a Covid-19 representou 83% dos registros nesse período.

O Ministério da Saúde também informou que houve instabilidade no sistema nas últimas semanas, resultando em casos represados e a atualização tardia de dados. Os estados AC, CE, PI, PR e RO foram os que não conseguiram atualizar as informações adequadamente.

Para ter acesso a mais informações sobre a Covid-19 no país, acesse o painel do Brasil 61 no Link.

Boletim InfoGripe

O Boletim InfoGripe da Semana Epidemiológica 10/2025, publicado pela Fiocruz, revela que dez estados apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, com tendência de aumento a longo prazo: AP, DF, GO, MT, MS, PA, RO, RR, SE e TO. Estes casos concentram-se principalmente na faixa etária até 14 anos.

Em locais como o Distrito Federal, Goiás e Sergipe, o aumento de SRAG em crianças de até dois anos está associado ao VSR. Já em relação aos idosos, a incidência moderada de SRAG associada à Covid-19 foi observada em Mato Grosso e Tocantins, com expectativa de crescimento apenas em Tocantins.

Lembre-se de acompanhar as atualizações sobre a situação da Covid-19 e as medidas preventivas necessárias para proteger a si mesmo e aos outros.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia fecha fábrica que adulterava bebidas em São Bernardo do Campo

A Polícia Civil fechou nesta sexta-feira (10) uma fábrica clandestina que produzia bebidas adulteradas com metanol. Localizada em São Bernardo do Campo, na...

Brasil recebe 2,5 mil unidades de fomepizol, antídoto contra metanol

O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9) uma remessa com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol. Este medicamento é utilizado no tratamento...

Anvisa alerta para anúncios falsos sobre canetas emagrecedoras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está emitindo um alerta sobre a circulação de anúncios falsos nas redes sociais e na internet....