STF condena mais 5 pessoas pelos atos do 8 de janeiro

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu condenações a mais cinco pessoas devido aos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. As penas variam de um ano de detenção, convertida em restrição de direitos, a 14 anos de prisão. Os julgamentos foram realizados em sessões virtuais do Plenário e da Primeira Turma e foram concluídos em 11 e 14 de março.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, teve seu voto predominante ao constatar que os réus estavam envolvidos em um grupo que tinha o intuito de desestabilizar o governo democraticamente eleito em 2022. Ele ressaltou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu que houve um crime de autoria coletiva, no qual todos contribuíram para o desfecho por meio de ações conjuntas.

As defesas argumentaram que os atos não tinham o poder de concretizar um golpe de Estado e que os acusados participaram de uma manifestação pacífica. Entretanto, conforme o relator, a PGR apresentou evidências claras, como mensagens, fotos e vídeos compartilhados pelos próprios envolvidos nas redes sociais. Além disso, existem registros das câmeras do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF, bem como vestígios de DNA coletados nesses locais e depoimentos de testemunhas.

Quatro dos condenados a 14 anos de prisão (por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano ao patrimônio público, incitação ao crime e associação criminosa) também deverão indenizar coletivamente por danos morais no valor mínimo de R$ 30 milhões. Esse montante será pago solidariamente por todos os condenados por crimes graves, independentemente da extensão da pena.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gaza: cessar-fogo completa um mês com 271 palestinos assassinados

Hassan Jedi/Anadolu via Getty Images ...

Três são detidos por receptação após PM localizar carro roubado em Teixeira de Freitas

Na manhã deste sábado (8), em Teixeira de Freitas, policiais da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (87ª CIPM) prenderam três indivíduos envolvidos...

VÍDEO: Moradores denunciam descarte de lixo e despejo de resíduos por condomínio em Itapuã

Os moradores da Pedra do Sal, em Itapuã, se depararam com uma situação desconcertante nesta segunda-feira (10). Uma calçada tomada pelo lixo e...