Flamengo não assina manifesto da Libra contra ‘analogia racista’ de presidente da Conmebol

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A expressão “Tarzan sem Chita”, utilizada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em relação à possível saída de times brasileiros da Libertadores, foi considerada uma analogia racista e preconceituosa. Clubes da Libra, como Palmeiras, São Paulo, Santos, entre outros, assinaram um manifesto em repúdio a esse comportamento, exceto o Flamengo. O clube carioca, em comunicado oficial, justificou que, embora combata o racismo, prefere que as relações com a Conmebol sejam intermediadas pela CBF, entidade oficial da representação dos clubes brasileiros.

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, não se interessou pelo tema, gerando desconforto entre os demais membros da Liga. O clube ressalta suas ações práticas na luta antirracista, como manuais internos e inclusão de cláusulas antirracismo no estatuto, destacando seu comprometimento social em busca de impacto positivo na sociedade e no futebol.

A Libra respaldou o manifesto dos clubes, destacando a gravidade da declaração de Domínguez. Os signatários declararam compromisso com a luta antirracista e pela promoção de um futebol inclusivo e respeitoso. Alejandro Domínguez se retratou posteriormente, alegando que sua expressão não tinha intenção de menosprezar, mas enfatizou a importância das equipes filiadas para a Libertadores.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diretor do Flamengo diz que ‘grandeza’ do clube é maior que a do Palmeiras

O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, tratou da transição de jogadores da base para o elenco profissional, dizendo que o Palmeiras...

Adolescente em alta velocidade atropela e mata pedestre no sudoeste da Bahia

Um pedestre de 49 anos morreu após ser atropelado por um motociclista de 17 anos na noite...

Corinthians fecha acordo com Rojas e reduz risco de novo transfer ban

Corinthians fecha acordo com Matías Rojas para reduzir dívida e planeja cortes de custos para 2026 O Corinthians fechou com o meia Matías Rojas...