Policial federal é suspeito de liderar esquema de armas para o CV

Publicado:

Na última quinta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou uma operação tendo como principal alvo Josias João do Nascimento, policial federal aposentado suspeito de liderar um esquema de fornecimento de armas de guerra para o Comando Vermelho. Cerca de 2 mil fuzis foram enviados de Miami, nos Estados Unidos, para comunidades do Rio de Janeiro.

O ex-policial seria o mentor de Frederick Barbieri, conhecido como o Senhor das Armas, já condenado por tráfico internacional de armamentos nos EUA.

As investigações da PF apontam que a organização criminosa movimentou pelo menos R$ 50 milhões. Durante a operação, foram realizados 14 mandados de busca e apreensão na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes.

A investigação revelou que o grupo utilizava a compra de imóveis e bens de luxo para lavar dinheiro do tráfico de armas. Os líderes do esquema empregavam empresas de fachada e laranjas para ocultar a origem dos valores, montando um sistema complexo de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Denominada Cash Courier, a operação é um desdobramento da Operação Senhor das Armas, ocorrida em 2017. Naquela época, 60 fuzis foram apreendidos no Aeroporto do Galeão, evidenciando um fluxo constante de armas de guerra. Os membros da organização responderão por tráfico internacional de armas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambuco registra mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol; estado já soma seis ocorrências

A Secretaria de Saúde de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (3), mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas...

Pedido de tutela cautelar: Ambipar rebate bancos credores em petição

O Grupo Ambipar apresentou à Justiça do Rio de Janeiro um esclarecimento sobre a tutela cautelar que protege suas operações contra ações tomadas...

MP-BA debate combate ao abate clandestino de carne em audiência pública em Itororó

Na última terça-feira, 30, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) promoveu...