Policial federal é suspeito de liderar esquema de armas para o CV

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última quinta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou uma operação tendo como principal alvo Josias João do Nascimento, policial federal aposentado suspeito de liderar um esquema de fornecimento de armas de guerra para o Comando Vermelho. Cerca de 2 mil fuzis foram enviados de Miami, nos Estados Unidos, para comunidades do Rio de Janeiro.

O ex-policial seria o mentor de Frederick Barbieri, conhecido como o Senhor das Armas, já condenado por tráfico internacional de armamentos nos EUA.

As investigações da PF apontam que a organização criminosa movimentou pelo menos R$ 50 milhões. Durante a operação, foram realizados 14 mandados de busca e apreensão na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes.

A investigação revelou que o grupo utilizava a compra de imóveis e bens de luxo para lavar dinheiro do tráfico de armas. Os líderes do esquema empregavam empresas de fachada e laranjas para ocultar a origem dos valores, montando um sistema complexo de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Denominada Cash Courier, a operação é um desdobramento da Operação Senhor das Armas, ocorrida em 2017. Naquela época, 60 fuzis foram apreendidos no Aeroporto do Galeão, evidenciando um fluxo constante de armas de guerra. Os membros da organização responderão por tráfico internacional de armas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Indivíduo apontado como autor de diversos furtos de veículos é preso pela PM no bairro de Itapuã, em Salvador

Policiais militares do Batalhão Apolo prenderam um indivíduo apontado como autor de diversos furtos a veículos na capital baiana, na manhã de segunda-feira...

Forte temporal destrói ao menos 15 casas e escola em cidade do RS

Fortes ventos e chuva intensa atingiram Farroupilha, na Serra Gaúcha, a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, nesta terça-feira (23/12). Além de...

CNJ recomenda cooperação entre tribunais para combater fraudes em descontos associativos do INSS

CNJ aprovou, por unanimidade, uma recomendação para que os tribunais do país adotem medidas coordenadas no enfrentamento de fraudes envolvendo descontos não autorizados...