Metroviários dizem apoiar funcionários da CPTM, mas descartam greve

Publicado:

Mobilização sem Greve: Metroviários Apoiam Funcionários da CPTM em Ato de Solidariedade

A presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, declarou que a categoria não realizará greve nesta quarta-feira (26/3) em apoio aos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que protestam contra a privatização dessas linhas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A mobilização, que não tem prazo para terminar, pode impactar aproximadamente 830 mil passageiros diariamente. Os metroviários expressaram apoio aos funcionários da CPTM e manifestarão solidariedade por meio de atos, como a utilização de camisetas pretas em protesto.

Nesta terça-feira, o leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade recebeu propostas das concessionárias CCR e Comporte. O Grupo CCR, com interesse nas linhas do Alto Tietê, poderá expandir seu controle para sete linhas de trens e metrô. Por outro lado, o Grupo Comporte também está na disputa, controlando atualmente a concessão do metrô em Belo Horizonte e Contagem (MG), além da linha 7-Rubi em São Paulo.

O programa de privatizações proposto pelo governo tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço ferroviário e reduzir os intervalos entre trens, equiparando-os aos do metrô, além de expandir estações e realizar reformas. No entanto, os funcionários argumentam que a experiência de privatização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à ViaMobilidade em 2022, resultou em diversas falhas técnicas. Tais falhas custaram à empresa R$ 786 milhões em indenizações pelas ocorrências desde o início da concessão.

A categoria aguarda a decisão dos funcionários das linhas da CPTM nesta terça-feira quanto à manutenção da greve. O leilão das linhas está previsto para sexta-feira (28/3) na Bolsa de Valores de São Paulo.

Chamado à Ação: Você apoia a decisão dos metroviários de manifestar solidariedade sem realizar greve? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A caminho de Israel, Trump afirma que a guerra em Gaza acabou

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (12/10), enquanto viajava para Israel, que a guerra na Faixa de Gaza chegou...

Mbappé explica por que demorou para se juntar ao Real Madrid

Kylian Mbappé, craque do Real Madrid, sempre expressou sua admiração pelo clube espanhol. No entanto, ele levou nove temporadas para finalmente se transferir...

Quem era jovem romeiro morto durante assalto a caminho de Aparecida

Gustavo Henrique dos Santos Pereira, um jovem romeiro de 19 anos, foi assassinado neste domingo (12/10) enquanto se dirigia ao Santuário Nacional de...