STF mantém julgamento de denúncia do golpe na 1° Turma e Fux diverge

Publicado:

O Superior Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (25), que a Primeira Turma do STF é competente para julgar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, acusados de tentativa de golpe de Estado. O ministro Luiz Fux discordou do relator, Alexandre de Moraes.

Para Fux, o julgamento de um episódio “de ataque direto à ordem democrática” deve acontecer no plenário, com a participação dos 11 ministros, a fim de assegurar a “maior autoridade e legitimidade institucional” na decisão.

“Essa questão não é tão pacífica, já passou por diversas mudanças e revisões, retornando várias vezes à tese original […] Estamos lidando com pessoas que não ocupam cargos públicos, ou estamos lidando com pessoas que ocupam esses cargos, e o local adequado seria o plenário do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o ministro.

No entanto, a maioria da Primeira Turma, composta pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Flávio Dino, juntamente com Moraes, votou a favor de manter o julgamento da denúncia no colegiado de cinco ministros.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...

Corpo é encontrado em ramal às margens da BR-367, em Eunápolis

Eunápolis: Na manhã deste sábado (11), o corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi encontrado por familiares em...