Mais da metade dos municípios baianos não pontua em ranking de influência no Brasil

Publicado:

Enquanto a capital baiana ocupa a 9º posição em ranking de cidades mais influentes do Brasil, mais da metade dos municípios baianos não apresentavam nenhum nível de centralidade na gestão do território. De acordo com o estudo Gestão do Território, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (26), os maiores centros de gestão do território são os municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro e Camaçari.

O nível de centralidade de cada município é estabelecido a partir da existência e da intensidade das ligações e relacionamentos entre entes econômicos (empresas) e políticos (instituições dos governos federal e estadual) neles localizados.

Na Bahia, 227 dos 417 municípios, o equivalente a 54,4%, não tinham, ao mesmo tempo, unidades de empresas multilocalizadas e das instituições públicas federais e estaduais descentralizadas. A proporção é positiva em comparação ao cenário nacional. No país, 60,9% dos municípios, um total de 3.394 cidades, não possuíam as duas estruturas.

Salvador e Feira de Santana, os dois municípios mais populosos do estado, lideram tanto na gestão empresarial quanto na gestão pública. Em relação à gestão empresarial, a cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), aparece em terceiro lugar, seguida por Camaçari e Vitória da Conquista. Já no que se refere à gestão pública, se destacam as cidades de Vitória da Conquista, Juazeiro e Barreiras entre as cinco mais influentes.

A influência e centralidade dos municípios baianos são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da região. Esse estudo ressalta a importância de fortalecer as conexões entre entidades econômicas e políticas para promover um ambiente propício ao crescimento e à prosperidade em todo o estado da Bahia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Município de Santo Amaro paga gratificação que supera o próprio salário de servidora; MP aponta disparidades

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da 3ª Promotoria de Justiça de Santo Amaro, enviou uma recomendação ao prefeito Flaviano Bomfim (União)...

Polícia prende acusado de matar amigo com 40 facadas após desentendimento na Bahia

Na última terça-feira (7), a polícia prendeu um homem de 36 anos, suspeito de assassinar Vinícius Silva dos Santos, de 22 anos, em...

Símbolo da MPB e Tropicália, Tom Zé pode ser homenageado com maior honraria da AL-BA

A deputada estadual Fátima Nunes, do PT, propôs que Tom Zé, cantor e compositor baiano, receba a Comenda 2 de Julho, a mais...