STJ impõe multa aos pais que não vacinarem os filhos contra covid

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que os pais que se opuserem à vacinação de seus filhos contra a covid-19 poderão ser penalizados com multa, conforme o artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A decisão considerou a recomendação nacional de vacinação contra a doença desde 2022.

O colegiado baseou sua determinação em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que se mostrou favorável à obrigatoriedade da vacina, desde que esta esteja integrada ao Programa Nacional de Imunizações ou seja imposta por legislação. Outra condição para a imposição da vacina é a determinação do poder público respaldada por consenso científico.

O STJ ressaltou que a Terceira Turma confirmou a aplicação de multa correspondente a três salários mínimos – direcionados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – aos pais de uma menina de 11 anos, no Paraná, que se recusaram a vaciná-la contra a covid-19 durante a pandemia.

Em uma outra decisão recente acerca do tema, o STF considerou inconstitucional uma lei municipal de Uberlândia, em Minas Gerais, que restringiu a vacinação compulsória da população e proibiu punições a quem não se vacinou em 2022.

Diante desse contexto, a importância da vacinação para proteger a saúde das crianças e da sociedade como um todo é reforçada. Faça a sua parte e vacine-se, contribuindo para um ambiente mais seguro para todos. Juntos, podemos superar os desafios trazidos pela pandemia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guerra violenta entre facções transforma vilarejo em “cidade-fantasma”

Violência entre facções em Uiraponga leva Morada Nova a decretar situação emergencial O distrito de Uiraponga, em Morada Nova (CE), vive um cenário de...

Após furto a escola, polícia encontra parte dos produtos em casa abandonada em Nova Viçosa

Nova Viçosa: Polícia Civil investiga arrombamento e furto na Escola Municipal João Martins Peixoto, no distrito de Helvécia. Diversos aparelhos eletrônicos, entre computadores,...

Governo define eixos da PEC da Segurança para avançar no Congresso

O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, chega ao cargo com a PEC da Segurança Pública como...