Pesquisa Ipsos: Criminalidade, violência e inflação estão entre as maiores preocupações dos brasileiros

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Crime e violência, inflação, pobreza e desigualdade social e saúde pública. Estes são os temas que mais preocupam a população brasileira atualmente, de acordo com uma pesquisa internacional do Instituto Ipsos divulgada recentemente.

O levantamento, intitulado “What Worries the World”, revelou que a segurança pública é a principal preocupação dos brasileiros no momento, com 43% dos entrevistados destacando o crime e a violência como questões que mais os alarmam. Apenas Chile (68%), México (58%) e Argentina (52%) apresentam índices superiores de preocupação com a segurança em comparação com o Brasil.

Em segundo lugar, a inflação é mencionada por 38% dos entrevistados como fator de angústia, sendo apontada como uma das razões para a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas.

Seguindo a lista de preocupações, a pobreza e a desigualdade social afetam 34% dos brasileiros, enquanto os desafios da saúde pública preocupam 32% da população. Corrupção e impostos também geram inquietações para 28% dos entrevistados.

O CEO da Ipsos, Marcos Calliari, destacou a sensação de insegurança nos grandes centros urbanos e o impacto direto do aumento do custo de vida como reflexos dos resultados da pesquisa. Ele ressaltou que a população responsabiliza o governo pelos problemas enfrentados diariamente e que a tendência é de um declínio contínuo na avaliação da gestão federal.

A pesquisa também revelou que os brasileiros são os que mais se preocupam com ameaças ao meio ambiente (13%), enquanto ocupam a última posição no quesito controle da imigração (1%) e quase na lanterna em relação ao declínio da moralidade (4%). No tocante ao crescimento do extremismo, a preocupação brasileira (9%) está ligeiramente abaixo da média global (10%).

O estudo “What Worries the World” contou com a participação de 25.231 pessoas de 29 países, sendo aproximadamente mil respondentes no Brasil, com idades entre 16 e 74 anos, durante o período de 21 de fevereiro a 7 de março.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda o caso do detento cego que desapareceu com tornozeleira no DF

O caso de Ernesto Floriano Damasceno Vilanova — um detento cego, gago e com deficiência intelectual — ganhou grande repercussão após ser revelado...

Bombeiros buscam banhista arrastado pelas ondas no litoral de SP

Um homem desapareceu no mar nesta quinta-feira, 1º de janeiro, após tentar atravessar a região conhecida como segundo canal, na praia de Vila...

Duas pessoas ficam feridas após carro bater em mureta no DF

Um acidente deixou duas pessoas feridas na noite desta quinta-feira (1º/1). O carro colidiu contra uma mureta em frente a um clube, na...