Síndrome do pescoço de texto: saiba como celular pode afetar a coluna

Publicado:

Síndrome do pescoço de texto: uma nova condição preocupante que tem se tornado mais comum na era digital. Você sente aquela dor incômoda nas costas, mesmo nos momentos de relaxamento? Culpe o seu celular. A chamada text neck syndrome, ou síndrome do pescoço de texto, surge devido à inclinação constante da cabeça ao mexer no celular ou outros dispositivos eletrônicos, causando sobrecarga nas articulações da coluna vertebral e nos músculos do pescoço. Essa má postura, ao longo do tempo, pode adicionar até 27 kg de peso à coluna, resultando em dores nos ombros, pescoço e até mesmo hérnia de disco.

A professora do curso de Fisioterapia da Universidade Positivo, Christina Cepeda, alerta que essa sobrecarga adicional pode ser responsável por diversas dores e desconfortos, como nas costas, dor de cabeça, sensação de cansaço e perda de mobilidade no pescoço. Sem tratamento adequado, a situação pode se agravar e impactar negativamente a qualidade de vida. Sintomas como formigamento, dormência, fraqueza nos braços ou mãos e dificuldade de movimentar o pescoço são sinais de alerta para possíveis problemas mais graves na coluna, que exigem atenção especializada.

Fique atento a esses sintomas e lembre-se de que pequenas mudanças de hábitos, como manter a postura correta ao usar dispositivos eletrônicos e fazer pausas para alongamentos, podem fazer toda a diferença na prevenção da síndrome do pescoço de texto e na preservação da saúde da sua coluna.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado aprova e vai à sanção presidencial o projeto que endurece as penas para crimes sexuais contra vulneráveis

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (11) um importante projeto que visa aumentar as penas para crimes sexuais contra vulneráveis. De autoria da...

Kanye West procura novo local para show em São Paulo após veto da Prefeitura

Após a Prefeitura de São Paulo vetar a apresentação de Kanye West, também conhecido como Ye, no Autódromo de...