TJ-BA abre nova sindicância contra magistrado por quebra de decoro e integridade; veja detalhes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) abriu um processo administrativo disciplinar (PAD) contra um juiz de Direito e determinou seu afastamento provisório do cargo. A ação foi tomada diante de indícios de condutas consideradas inadequadas no exercício da função pública.

O TJ-BA não revelou o nome ou a vara do juiz, identificando-o apenas pelas iniciais A.M.N. Ao analisar a lista de magistrados da Bahia disponibilizada pelo Tribunal, o único com essas iniciais é Antônio Mônaco Neto, titular da 3ª Vara de Família de Salvador.

WhatsApp Image 2025 04 07 at 11.10.07.
Foto: Divulgação

Mônaco já foi alvo de um processo administrativo disciplinar e foi penalizado com censura por oferecer passagens para Nova York a uma das partes em um processo de divórcio litigioso e de alimentos. Além disso, o magistrado foi acusado de interferir no desenrolar de um PAD contra sua ex-assessora, Maria da Conceição Santana Barreto, constrangendo testemunhas, inclusive durante uma audiência.

O TJ-BA informou que a investigação busca esclarecer possíveis violações a vários dispositivos legais e normativos relacionados aos deveres dos magistrados. Há indícios de violações ao Código de Ética da Magistratura Nacional, especialmente em artigos que tratam de integridade, imparcialidade, decoro e responsabilidade dos juízes. O processo também menciona possíveis descumprimentos do Código de Processo Civil referentes à suspeição de magistrados e às situações em que sua atuação é vedada.


Realize denúncias de comportamentos inadequados para garantir a integridade do sistema judiciário. É importante que casos de quebra de decoro sejam investigados e punidos, assegurando a ética e a imparcialidade no exercício da justiça.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação prende ex-policial militar por violência doméstica em Juazeiro

Um ex-policial militar de Pernambuco, 44 anos, foi preso na tarde de sexta-feira (16), no bairro João XXIII, em Juazeiro, Bahia. A prisão...

Revista em presídio da Bahia apreende suposto manual de facção com regras de conduta e punições para detentos

Durante uma revista de rotina no Conjunto Penal de Irecê (CPIr) neste sábado, 17, agentes penitenciários localizaram um documento manuscrito que descreve um...

Feira de Santana reestabelece Passe Livre para pacientes com anemia falciforme, fibromialgia e HIV

Feira de Santana vai retomar a gratuidade no transporte público para pacientes em tratamento contínuo de anemia falciforme, fibromialgia e HIV/AIDS a partir...