PGR denuncia Juscelino Filho, ministro de Lula, por suspeita de corrupção

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta terça-feira (8), a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de emendas durante seu mandato como deputado.

O processo foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (4), sendo sorteado o ministro Flávio Dino como relator do caso.

Segundo relatório da Polícia Federal (PF), Juscelino Filho é suspeito de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares enquanto era deputado federal. Os recursos teriam sido direcionados para a cidade de Vitorino Freire, no interior do Maranhão, onde sua irmã, Luanna Rezende, atua como prefeita, e onde seu pai já ocupou o cargo de prefeito por duas vezes.

De acordo com o jornal ‘O Globo’, o dinheiro teria sido repassado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a pavimentação de ruas.

No ano passado, Lula mencionou o caso e afirmou que o ministro seria afastado se o indiciamento pela PF por suspeita de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva fosse aceito pela PGR.

A defesa do ministro declarou que não foi oficialmente informada sobre a denúncia, criticando a divulgação prévia da imprensa em relação aos advogados. “O ministro reitera sua completa inocência e ressalta que a apresentação de uma denúncia não implica em culpabilidade, nem deve ser utilizada pelo Ministério Público para guiar o país. A decisão cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF), no qual Juscelino Filho confia que rejeitará a acusação devido à evidente falta de provas”, afirma a nota.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Réveillon de Lula em Copacabana

Réveillon de Lula no Rio: base naval, Janja e planos de fogos em Copacabana O presidente Lula passará o Réveillon de 2025 para 2026...

Violência no Brasil é maior do que em guerra sangrenta no Sudão

Palavras-chave: violência no Brasil, ACLED, Sudão, crise humanitária, homicídios dolosos, segurança pública. Mesmo não sendo oficialmente uma nação em guerra, os níveis de violência...

“Estamos todos exaustos”, diz Carlos após nova cirurgia de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia para hérnia inguinal bilateral e intervenções adicionais para...