TJ-BA lança projeto “Por Elas” para agilizar julgamentos de violência contra mulher na Bahia

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lançou o “Projeto TJBA por Elas” nesta terça-feira (8), com o intuito de promover um esforço concentrado para agilizar a instrução e julgamento dos processos judiciais envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher, além de acelerar a análise das medidas protetivas de urgência dentro do TJ-BA.

Diante da ausência de pontuação no Prêmio CNJ de Qualidade 2024 em quesitos relacionados à eficiência no julgamento de casos de violência contra a mulher, somada aos preocupantes índices desses casos na Bahia, a criação do projeto se tornou imprescindível, conforme destacado pelo TJ-BA.

Conforme o decreto, um grupo de trabalho será estabelecido, dividido em duas equipes: o Estratégico, responsável pela coordenação do projeto, formado pelas desembargadoras Maria de Lourdes Pinho Medauar e Nágila Brito, pelo Juiz Leonardo Albuquerque e por uma servidora; e o Operacional, composto por 15 magistrados e 7 servidores, que atuarão em todas as comarcas da Bahia, realizando análises de processos, despachos, audiências e decisões, com foco na priorização de medidas protetivas e processos em atraso.

O projeto terá uma duração inicial prevista até 31 de agosto de 2025, podendo ser prorrogado, se necessário.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bailarino de Lore Improta relata episódio de injúria racial em academia de Salvador: “Fiquei sem reação”

O bailarino e coreógrafo Boanerges Almeida, de 33 anos, parte da equipe da dançarina e influenciadora Lore...

Por que Tremembé é conhecido como o “presídio dos famosos”? Entenda

O Complexo Penitenciário Tremembé, localizado no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, ganhou o título de “presídio dos famosos”. Essa fama decorre...

TJ-BA publica plano de contratações para 2026; decreto prevê construção de fóruns em alguns municípios

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lançou seu Plano Anual de Contratações (PAC) para 2026 com o Decreto Judiciário nº 975, datado...