MPF instaura inquérito civil para investigar a presença de corais invasores na Baía de Todos-os-Santos

Publicado:

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para investigar a presença do coral invasor ‘Chromonephthea braziliensis’ na Baía de Todos-os-Santos, na Bahia. A procuradora Vanessa Gomes Previtera assinou a portaria com o intuito de proteger o meio ambiente e demais interesses difusos e coletivos, conforme definição legal.

Uma força-tarefa composta por pesquisadores, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Capitania dos Portos da Marinha e Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) avançou nos estudos para eliminar o octocoral invasor da Baía de Todos-os-Santos em janeiro deste ano. Essa espécie, originária do Oceano Indo-Pacífico, tem representado uma ameaça ao ecossistema local.

IMAGEM NOTÍCIA (7)

Foto: Divulgação / Secom

As ações de pesquisa e remoção das colônias do coral invasor estão sendo realizadas em colaboração com a Pró-Mar e o Senai-Cimatec, além de pesquisadores de universidades renomadas como a Federal de Alagoas e a de São Paulo.

A investigação decorrente do inquérito civil visa resguardar a fauna, a flora e todo o ecossistema da região, evidenciando a importância da preservação ambiental e da responsabilidade compartilhada na proteção da biodiversidade marinha.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Balão cai em cima do telhado de casas e pega fogo em São Paulo

Neste domingo (5), um balão caiu sobre o telhado de casas no bairro da Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo, causando...

Ex-PM influenciador é apontado como líder de esquema ilegal de rifas

Kleverton Pinheiro de Oliveira, de 40 anos, conhecido como Kel Ferreti, é alvo de uma investigação por liderar um esquema de rifas manipuladas...

Dois homens são presos em flagrante com mais de 844 porções de drogas na Fazenda Coutos, em Salvador

Na tarde do último sábado, dois homens foram detidos por tráfico de drogas durante uma operação de...