Projeto propõe adiar para 2040 meta de universalização do saneamento básico no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um novo projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados busca estender o prazo para a universalização do saneamento básico no Brasil, propondo que a meta seja 2040, ao invés de 2033. O PL 4888/24 visa garantir que todos tenham acesso a água potável e saneamento em um prazo mais realista e factível.

Atualmente, a legislação exige que até 2033, 99% da população tenha acesso a água tratada e 90% a serviços de esgoto. No entanto, o novo projeto prevê uma prorrogação adicional de cinco anos, caso barreiras técnicas, financeiras ou logísticas se manifestem.

O deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), autor da proposta, enfatiza que a realidade, especialmente nas regiões Norte do Brasil, é desafiadora devido a condições geográficas e socioeconômicas que complicam a execução de infraestrutura adequada. Ele defende que o adiamento proporcionará mais tempo para que soluções viáveis sejam planejadas e implementadas.

Após a avaliação nas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Constituição e Justiça, caso a proposta seja aprovada, seguirá para votação no Senado antes de se transformar em lei.

A Lei de Saneamento Básico, sancionada em julho de 2020, já estabelece a meta de 2033 para 99% da população ter acesso à água potável e 90% ao tratamento de esgoto, com a obrigatoriedade de licitação que incentiva a participação do setor privado. O governo espera que esse marco legal atraia investimentos de até R$ 700 bilhões, tentando diminuir as desigualdades que persistem, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Quais são suas opiniões sobre a ampliação do prazo para a universalização do saneamento? Deixe seu comentário e participe dessa discussão essencial para o futuro do Brasil!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária morre após acidente com Porsche em Balneário Camboriú

Aline Cristina Dalmolin, empresária de 40 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira após um grave acidente em Balneário Camboriú. O choque envolveu uma...

Em seis dias, mais de um milhão de pessoas solicitaram CNH pela plataforma

Com a flexibilização das exigências instituídas pela nova norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o processo para obtenção da CNH passa por...

Maurício Kubrusly é internado na UTI após sofrer queda na Bahia

Maurício Kubrusly, jornalista de 80 anos, foi internado na Santa Casa da Misericórdia de Itabuna, no sul da Bahia, após sofrer uma queda....