Primeira Turma do STF torna réus todos os integrantes do núcleo 2 por ato golpista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou, nesta terça-feira (22), a aceitação da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) referente a uma tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito em 2022, envolvendo o chamado “núcleo 2”. A denúncia foi aceita de forma unânime.

Conforme a acusação da PGR, este grupo é apontado como responsável pela organização do ato. Com a decisão do STF, todos os membros deste núcleo agora são réus no tribunal.

O segundo núcleo é composto por importantes figuras, como o delegado da Polícia Federal e ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Fernando de Sousa Oliveira; o ex-assessor especial de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, Filipe Martins; Marcelo Costa, ex-assessor de Bolsonaro; Marilia Alencar, ex-diretora de inteligência do Ministério da Justiça; Mario Fernandes, homem de confiança de Bolsonaro e ex-número dois da Secretaria-Geral da Presidência, e Silvinei Vasquez, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, foi o primeiro a votar e teve o apoio de Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, o presidente da turma.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Juíza manda ouvir deputado sobre rachadinha de funcionária de Hugo Motta

Resumo: a Justiça Federal investiga Ivanadja Velloso Meira Lima, chefe de gabinete do presidente da Câmara, Hugo Motta, por suposto esquema de “rachadinha”...

STF decreta ponto facultativo no dia do jogo do Brasil

O STF decretou ponto facultativo para segunda-feira, 29 de junho, às 14h, em função do jogo da Seleção Brasileira. O Governo do Distrito...