Câmara: comissão convoca Mauro Vieira para explicar asilo diplomático

Publicado:

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro Mauro Vieira para esclarecer o asilo diplomático concedido pelo Brasil à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por lavagem de dinheiro.

O pedido de convocação foi feito pelo deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) e recebeu apoio de parlamentares da oposição, incluindo o líder Zucco (PL-RS). A decisão do presidente Lula em conceder asilo à ex-primeira-dama peruana tem gerado críticas internas e internacionais devido à Convenção de 1954, da qual o Brasil é signatário e que restringe a concessão de proteção a condenados por crimes comuns, a menos que haja perseguição política evidente.

Pedido de asilo

  • Nadine Heredia, esposa do ex-presidente peruano Ollanta Humala, solicitou asilo diplomático ao Brasil em 15 de abril.
  • Após ser condenada por lavagem de dinheiro, ela chegou a Brasília no dia 16 em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizado pelo governo federal.
  • O pedido de asilo foi feito com base na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, tratado assinado por ambos os países. O governo peruano e brasileiro estão em contato para tratar do assunto.
  • A condenação de Nadine Heredia e Ollanta Humala a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro foi proferida pela Justiça peruana no mesmo dia do pedido de asilo, após mais de três anos de audiências.
  • O casal foi considerado culpado por receber ilegalmente recursos da construtora Odebrecht e do governo da Venezuela para financiar campanhas presidenciais de Humala em 2006 e 2011.

Além disso, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou um convite para que o ministro preste esclarecimentos sobre o assunto. Já a Comissão de Segurança Pública do Senado solicitou informações ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, referentes ao asilo concedido.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PCGO prende “gangue das sacolas” que aterrorizava shoppings

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta quinta-feira (9/10), a Operação Five Fingers, que resultou na prisão de um grupo formado por...

Funcionário afirma que restaurante que desabou em São Paulo apresentava rachaduras há um ano, diz jornal

Um funcionário de manutenção do restaurante Jamile, conhecido pelo cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça, informou que o prédio apresentava rachaduras há pelo...