UFRB lidera projeto para impulsionar Meninas e Mulheres na ciências em sete escolas públicas no interior baiano; saiba mais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está à frente do projeto BIOFEMME – Biocombustíveis para um Futuro Sustentável: Inspirando Meninas e Mulheres na Ciência, que busca promover a inclusão e o protagonismo feminino nas áreas de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade.

O BIOFEMME atua diretamente em sete escolas públicas de Ensino Básico na Bahia, desmistificando conceitos complexos de matemática, Química, Física e Biologia, conectando-os com a realidade das estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O projeto oferece 35 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para as alunas, proporcionando experiências imersivas por meio de oficinas interativas, palestras e experimentos práticos em laboratório.

A professora Carine Alves, do curso de Engenharia de Energias (CETENS) da UFRB e coordenadora do projeto, destaca a visão do BIOFEMME: “Ao abordar o tema dos biocombustíveis, o projeto não apenas desperta o interesse das alunas pelas ciências exatas, engenharias e computação, mas também ressalta a importância dessas áreas na construção de um futuro sustentável”.

O projeto foi aprovado na Chamada CNPq ‘Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação’, iniciando suas atividades neste semestre letivo com o objetivo de despertar a curiosidade científica e promover a consciência ambiental nas jovens participantes através da produção prática de biocombustíveis, analisando seu impacto ambiental e viabilidade econômica.

Em entrevista ao Bahia Notícias, a professora enfatizou que a expertise da equipe em pesquisa sobre biocombustíveis facilitou a integração das ações do projeto. Essa integração entre excelência científica e compromisso social cria um ambiente propício para o desenvolvimento de futuras cientistas e profissionais, gerando entusiasmo e motivação.

O BIOFEMME se destaca por sua abrangência, caráter inovador e colaboração interinstitucional, envolvendo também a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o SENAI CIMATEC. A sinergia entre as instituições é fundamental para a implementação de ações integradas em todo o estado, impactando positivamente a formação acadêmica e profissional das participantes.

O projeto oferece ainda sete bolsas de apoio técnico para professoras orientadoras e bolsas para alunas de graduação das instituições parceiras, proporcionando contato direto com cientistas e profissionais renomados, inspirando e abrindo novas perspectivas para as jovens participantes.

Tainá Bispo, aluna do Colégio Estadual Santa Bernadete em Amargosa, expressa seu entusiasmo pelo projeto: “A quantidade de conhecimento que adquiri até agora é imensa, e estou ansiosa para aprender mais. Quero permanecer no projeto e, quem sabe, compartilhar essa experiência com outras pessoas”, revela a estudante.

O projeto BIOFEMME também envolve diversas outras escolas, como o Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (Feira de Santana), o CETEP de Araci, o Colégio Estadual Teotônio Vilela (Feira de Santana), o Colégio Estadual Teofilândia, o Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Cansanção) e o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (Itabuna).

O professor Jorge Menezes, docente de Química da UFRB e membro ativo da equipe do BIOFEMME, ressalta a importância do projeto para fortalecer o ecossistema científico e tecnológico da Bahia, contribuindo para um futuro mais equitativo e próspero para todos. Ao promover a diversidade de gênero e étnico-racial, o projeto estimula a inclusão social e o desenvolvimento regional, atendendo à demanda crescente por fontes renováveis de energia e profissionais qualificados nesse setor.

Explore as visitas e ações do projeto para descobrir mais sobre essa iniciativa transformadora!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Cultura autoriza captação de recursos para melhorias do Forte no Farol da Barra

Captação de recursos para Forte de Santo Antônio da Barra visa preservação, acessibilidade e valorização turística em Salvador O Ministério da Cultura, por meio...

Suspeito de assassinar com uma foice esposa, filha e tia está foragido no sudoeste baiano

Um caso de violência ganhou repercussão no distrito de Lagoa Clara, no povoado do Quebra, na zona rural de Macaúbas, no sudoeste baiano,...

Uesb abre inscrições para 152 vagas em cursos de graduação destinadas a trans, PCD, indígenas e quilombolas

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abriu inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2026. Ao todo, são oferecidas...