Após fraude no INSS, governo suspende repasses a entidades e promete ressarcir beneficiários

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, comunicou hoje a suspensão imediata de todos os descontos mensais feitos por entidades, como associações e sindicatos, nas folhas de pagamento dos beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal (PF) e CGU, identificou que pelo menos 11 entidades associativas estavam realizando descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas, totalizando R$ 6,3 bilhões desde 2019. Os descontos serão interrompidos nos contracheques de maio, conforme anunciado pelo CGU e INSS.

A diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano, garantiu que um plano está sendo elaborado para ressarcir integralmente as vítimas, considerando a gravidade da fraude para definir o formato do reembolso.

“Estamos desenvolvendo um plano abrangente para restituir integralmente os valores descontados indevidamente dos nossos segurados em uma ação conjunta”, afirmou Débora.

Parcelas já repassadas às entidades serão retidas e reembolsadas no mês seguinte, sem afetar os aposentados. As informações são do G1.

A suspensão dos repasses permitirá que os recursos que iriam para as associações em maio sejam restituídos diretamente aos aposentados no próximo pagamento. A partir de agora, nenhum aposentado terá descontos em sua folha de pagamento.

As investigações revelaram que aproximadamente 6 milhões de brasileiros tiveram descontos em suas aposentadorias, com 11 entidades associativas envolvidas. A reestruturação do sistema visa garantir a integridade e segurança dos processos.

Na Operação Sem Desconto, o presidente da CGU, Alessandro Stefanutto, foi removido do cargo a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O substituto ainda não foi anunciado. As informações são do G1.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é executado dentro de residência no Bairro Cristo Redentor em Itamaraju; polícia investiga

Itamaraju registrou um homicídio na noite desta segunda-feira. Eduardo Oliveira da Silva, de 22 anos, conhecido como Duca, foi morto a tiros dentro...

STF determina transferência de TH Jóias para presídio federal

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a transferência do ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Jóias, para...

Presidente do STM apoia código de conduta para magistrados proposto por Fachin e destaca “imperativo cívico”

A presidente do STM, a ministra Maria Elizabeth Rocha, manifestou apoio público à elaboração de um código de conduta para magistrados, projeto defendido...