INSS: delegado alvo da PF por fraude já cobrou motosserra como propina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Marcello Renault Menezes, ex-delegado expulso da Polícia Civil de Roraima por solicitar uma motosserra e um motor de luz como pagamento de fiança, agora é um dos alvos da Operação Cessatio da Polícia Federal. A operação visa desmantelar um esquema criminoso que manipulava benefícios do INSS em Roraima.

Investigações apontam que Renault usava seu conhecimento do sistema público para facilitar a concessão de benefícios assistenciais a idosos venezuelanos por meio de documentação falsa, resultando em um prejuízo estimado de R$ 16 milhões aos cofres públicos. Mandados de busca e apreensão foram autorizados em sete escritórios de advocacia ligados ao ex-delegado, hoje atuando como advogado trabalhista.

Esta não é a primeira vez que Marcello Renault está envolvido em escândalos de corrupção. Em 2010, ele foi denunciado por libertar um preso em troca de uma motosserra e um motor de luz. O delegado chegou a dar R$ 20 ao preso para custear o transporte, com a condição de que os objetos fossem entregues no dia seguinte, resultando em sua condenação por corrupção passiva e falsidade ideológica.

Desde sua prisão em 2011 e perda do cargo público, Renault atua como advogado, mantendo influência nos bastidores. Agora, é acusado de participar de um esquema que beneficiava ilegalmente idosos venezuelanos com o BPC-Loas do INSS, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Muitos beneficiários, segundo a Polícia Federal, nem residiam no Brasil, retornando à Venezuela após o recebimento dos pagamentos que continuavam sendo depositados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar da Bahia anuncia reforço de efetivo em bairros de Salvador; saiba quais

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) confirmou o reforço do policiamento ostensivo nos bairros de Pau da Lima, São Domingos, Marechal Rondon e...

Mapa revela os 23 países mais perigosos do mundo para viajar em 2026

Viajar pelo mundo em 2026 envolve muito mais do que escolher o destino dos sonhos. Questões como segurança, estabilidade política e acesso à...

Medo de agulha teria levado pescador a recusar atendimento na UPA antes de morrer por mal súbito no mar do Prado

Prado, Extremo Sul da Bahia – Um pescador morreu na manhã deste sábado,...