Trump pressiona Zelensky a ceder a Crimeia à Rússia

Publicado:

Trump pressiona Zelensky a ceder a Crimeia à Rússia

O presidente Donald Trump fez duras críticas a Volodimir Zelenski, acusando-o de não aceitar os termos para um acordo de paz propostos pelos Estados Unidos. A mais recente sugestão prevê a concessão à Rússia de todo o território ucraniano ocupado por tropas russas, incluindo a península da Crimeia, anexada ilegalmente em 2014.

Horas antes das críticas de Trump, Zelensky havia afirmado que a ocupação da Crimeia pela Rússia jamais seria aceita, pois viola a constituição da Ucrânia, considerando o território como parte do país. O presidente ucraniano anexou à sua fala uma declaração dos EUA de 2018 sobre a Crimeia, que rejeita a anexação russa e pede a retirada da Rússia da península de acordo com o direito internacional.

A proposta apresentada pelos EUA, divulgada pelo vice-presidente J.D. Vance, se alinha aos interesses do presidente russo Vladimir Putin, sugerindo congelar as linhas territoriais impostas pela guerra, aceitar a anexação da Crimeia pela Rússia e garantir que a Ucrânia não se una à Otan.

Apesar de Trump afirmar que busca encerrar a guerra e não tem preferências, a proposta de ceder território ucraniano à Rússia vai contra o princípio pós-Segunda Guerra Mundial de não alterar fronteiras por meios coercitivos.

Após os ataques russos que atingiram Kiev, matando nove pessoas e ferindo dezenas, Zelensky interrompeu sua visita à África do Sul, retornando com urgência à Ucrânia. Ele destacou a necessidade de a Rússia interromper os ataques e lembrou os esforços para um cessar-fogo.

Putin, até o momento, não respondeu às tentativas de cessar os ataques aéreos contra civis. Recentemente, recusou um pedido de cessar-fogo total e incondicional feito pelos EUA e Ucrânia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coritiba pode garantir título da Série B e acesso à elite neste sábado

Neste sábado, 15 de novembro, o Coritiba enfrenta o Athletic pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio Couto Pereira,...

Após redução de taxa, Trump descarta novas mudanças no tarifaço

Na última sexta-feira, 14 de novembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que diminui as tarifas sobre produtos...

De olho na Copa, Seleção Brasileira joga contra Senegal neste sábado

Faltando pouco menos de sete meses para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira se prepara para mais um amistoso. Neste sábado, 15...