Plano Collor, renúncia, prisão: relembre trajetória do ex-presidente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Fernando Collor de Mello, ex-presidente da República, teve sua trajetória marcada por momentos emblemáticos. Nascido no Rio de Janeiro em 1949, construiu sua carreira política em Alagoas. Conhecido como o “caçador de marajás”, ascendeu rapidamente na política, sendo prefeito de Maceió, deputado federal e governador do estado.

Sua fama nacional veio da eleição à Presidência, vencendo Lula em 1989. No início de seu mandato, o Plano Collor, que confiscou parte da poupança dos brasileiros, causou forte impacto negativo em sua popularidade. Além disso, escândalos de corrupção envolvendo o tesoureiro Paulo Cesar Farias levaram a um processo de impeachment. Na iminência da cassação, Collor renunciou.

Após deixar a presidência, um retorno político ocorreu nos anos 2000, com um mandato de 16 anos como senador e tentativas fracassadas de eleição como governador de Alagoas. Em 2023, foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e, agora, em 2025, foi preso por envolvimento em esquema de propina na BR Distribuidora.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quer ser mesário? Justiça Eleitoral mantém inscrições pela internet

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) de São Paulo divulgou que as inscrições para mesários voluntários que desejam atuar nas eleições deste ano estão abertas e...

Corinthians vence Athletico-PR em jogo atrasado do Brasileirão

Pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Timão despachou o Furacão por 1 x 0, gol marcado por Garro

Ibaneis facilita condições para compra de terrenos em Arniqueira. Entenda

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília O governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, nesta quinta-feira (19/2), a publicação do edital que prevê facilitação para a compra de...