Projeto de lei propõe cassar CNH de motoristas que abandonarem animais em vias públicas

Publicado:

Um projeto de lei apresentado  pelos deputados Marcelo Queiroz (PP-RJ), Matheus Laiola (União-PR) e Bruno Lima (PP-SP), da Bancada Animal do Congresso propõe punir com mais rigor quem abandona animais nas ruas. 

O PL 25/2024 sugere cassar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas flagrados deixando cães ou gatos em vias públicas. O texto já foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes e agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.

Além da perda da CNH, o projeto também prevê pena de prisão de até cinco anos para quem abandonar animais com o uso de veículos.

“O abandono é um ato cruel e ainda coloca vidas em risco. É hora de dar um basta com punições mais duras”, disse o deputado Marcelo Queiroz.

De acordo com um levantamento do Instituto Pet Brasil, mais de 185 mil animais foram abandonados ou resgatados em situação de maus-tratos no Brasil em 2023. 

Na última semana, a Polícia Civil da Bahia abriu inquérito para investigar um possível crime de maus-tratos, caracterizado pelo abandono de animais, após a divulgação de um vídeo nas redes sociais. A denúncia, que teve ampla repercussão na internet, sugeria que o animal havia sido abandonado pelos ocupantes de um automóvel.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Orla entre Boca do Rio e Patamares pode ter câmeras com reconhecimento facial, diz diretor de concessionária

O diretor executivo da Concessionária Orla Brasil Salvador, Eduardo Sampaio, anunciou que a nova orla da capital baiana poderá contar com câmeras de...

Paolla Oliveira faz balanço sobre papel de Heleninha em Vale Tudo

Paolla Oliveira amanheceu nesta terça-feira (07) como uma das suspeitas pelo assassinato de Odete Roitman, mãe de Heleninha, sua personagem em Vale Tudo....

Tribunais entram na onda de Vale Tudo e postam memes nas redes sociais

O fenômeno de Vale Tudo tomou conta das conversas e, a partir da morte da personagem Odete Roitman, o assunto ganhou força a...