Estudo revela que 71% dos alunos da rede pública da Bahia têm desempenho insuficiente em matemática

Publicado:

Cerca de 7 em cada 10 alunos da rede pública de ensino da Bahia possuem aprendizagem “insuficiente” em matemática. Os dados de 2023, divulgados pela pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) nesta terça-feira (29), mostram que apenas 3% dos alunos do 3° ano do ensino médio possuem o nível de aprendizado adequado. 

Nos pormenores, ao todo são 91.814 alunos (71%) do ensino médio da rede pública com desempenho insuficiente na matéria, enquanto 33.850 alunos (26%) possuem nível básico, 2.887 alunos (2%) estão ao nível de proficiência e apenas 342 alunos chegam ao nível avançado. 

Chamado de QEdu, o estudo reúne os principais indicadores da Educação Básica brasileira como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O estudo também avalia o desempenho dos alunos na Lingua Portuguesa, onde o aprendizado considerado adequado chega a 22%. Ao todo, 59.951 (47%) alunos do 3° ano do Ensino Médio na rede pública possuem nível insuficiente de aprendizagem; 40.285 (31%) alunos possuem nível básico, enquanto 27.877 alunos (22%) estão ao nível de proficiência e 779 alunos (1%) possuem aprendizagem avançada. 

CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PRIVADA 
O QEdu também avalia o nível de proficiência dos alunos do 3° ano do ensino médio na educação privada em toda a Bahia. É neste cenário que a disparidade fica mais clara. 

Considerando o desempenho dos alunos em Matemática, 28% dos alunos da rede privada possuem o nível de aprendizado adequado. Divididos em quatro níveis, 3.851 alunos (23%) alunos possuem desempenho insuficiente na matéria, enquanto 8.254 alunos (49%) possuem nível básico, 3.541 alunos (21%) possuem proficiência e 1.161 alunos (7%) estão ao nível avançado de aprendizagem. 

Já em Língua Portuguesa, 6 em cada 10 alunos da rede privada possuem o nível de aprendizagem avançada. Ao todo são 65% dos alunos. 1.894 alunos (11%) possuem nível insuficiente de aprendizagem; 3.915 alunos (23%) estão ao nível básico de aprendizagem e 10.037 alunos (60%) possuem proficiência. Outros 960 alunos (6%) estão ao nível de aprendizagem avançada. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casal suspeito de aplicar golpes milionários com carros de luxo em Salvador é preso em Maceió

Na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, um casal foi preso em Maceió, Alagoas, sob suspeita de fraudar a venda de veículos de...

Polícia desarticula grupo que aplicava golpes em idosos no Oeste da Bahia

Uma operação das autoridades em Correntina, no Extremo Oeste da Bahia, resultou na prisão de dois homens, de 19 e 25 anos, por...

Hospital Ortopédico da Bahia amplia equipe de terapia assistida com novo cão terapeuta

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (Hoeb), gerido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, acaba de ampliar sua equipe de Terapia Assistida por...