Estudo revela que 71% dos alunos da rede pública da Bahia têm desempenho insuficiente em matemática

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Cerca de 7 em cada 10 alunos da rede pública de ensino da Bahia possuem aprendizagem “insuficiente” em matemática. Os dados de 2023, divulgados pela pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) nesta terça-feira (29), mostram que apenas 3% dos alunos do 3° ano do ensino médio possuem o nível de aprendizado adequado. 

Nos pormenores, ao todo são 91.814 alunos (71%) do ensino médio da rede pública com desempenho insuficiente na matéria, enquanto 33.850 alunos (26%) possuem nível básico, 2.887 alunos (2%) estão ao nível de proficiência e apenas 342 alunos chegam ao nível avançado. 

Chamado de QEdu, o estudo reúne os principais indicadores da Educação Básica brasileira como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O estudo também avalia o desempenho dos alunos na Lingua Portuguesa, onde o aprendizado considerado adequado chega a 22%. Ao todo, 59.951 (47%) alunos do 3° ano do Ensino Médio na rede pública possuem nível insuficiente de aprendizagem; 40.285 (31%) alunos possuem nível básico, enquanto 27.877 alunos (22%) estão ao nível de proficiência e 779 alunos (1%) possuem aprendizagem avançada. 

CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PRIVADA 
O QEdu também avalia o nível de proficiência dos alunos do 3° ano do ensino médio na educação privada em toda a Bahia. É neste cenário que a disparidade fica mais clara. 

Considerando o desempenho dos alunos em Matemática, 28% dos alunos da rede privada possuem o nível de aprendizado adequado. Divididos em quatro níveis, 3.851 alunos (23%) alunos possuem desempenho insuficiente na matéria, enquanto 8.254 alunos (49%) possuem nível básico, 3.541 alunos (21%) possuem proficiência e 1.161 alunos (7%) estão ao nível avançado de aprendizagem. 

Já em Língua Portuguesa, 6 em cada 10 alunos da rede privada possuem o nível de aprendizagem avançada. Ao todo são 65% dos alunos. 1.894 alunos (11%) possuem nível insuficiente de aprendizagem; 3.915 alunos (23%) estão ao nível básico de aprendizagem e 10.037 alunos (60%) possuem proficiência. Outros 960 alunos (6%) estão ao nível de aprendizagem avançada. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veículo roubado há oito anos em Minas Gerais é recuperado pela PRF na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na noite desta quarta-feira (4), uma picape Fiat Strada com sinais de identificação adulterados durante fiscalização de rotina...

Comerciante idoso é encontrado morto em terreno alvo de queimada ao lado de sua casa em Ipiaú

O comerciante Reinan de Araújo Lopes, de 73 anos, conhecido como Muquiado, foi encontrado morto por volta das 19h desta sexta-feira (6), no...

Polícia prende segundo envolvido em homicídio na zona rural de Eunápolis

Prisão preventiva no Caso Zé Roberto - Agentes da 1ª Delegacia Territorial de Eunápolis cumpriram, nesta sexta-feira (6), mandado de prisão preventiva contra...