Justiça do DF barra assinatura da compra do Banco Master pelo BRB; entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça do Distrito Federal concedeu uma liminar para impedir a assinatura do contrato de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), ligado ao governo local. Essa decisão foi revelada na terça-feira (6).

O juiz Carlos Fernando Fecchio dos Santos, da 1ª Vara da Fazenda Pública, atendeu ao pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Embora a assinatura do contrato esteja suspensa, o juiz autorizou a continuidade dos atos preparatórios para a transação.

Os promotores apontaram irregularidades no processo, ressaltando que a aprovação do Conselho de Administração do BRB não mencionou a compra do Banco Master e que a decisão não passou pela assembleia de acionistas.

O MPDFT também argumentou que a negociação necessitava da aprovação da Câmara Legislativa do DF.

Para evitar “prejuízos futuros à coletividade”, o magistrado concedeu a liminar de suspensão.

O juiz justificou sua decisão citando “direito plausível” nas alegações do MPDFT e o risco de que o contrato fosse assinado antes que o Judiciário pudesse analisar adequadamente o caso.

Em março, o BRB anunciou a intenção de adquirir o Banco Master por R$ 2 bilhões, ficando com 58% do capital e 49% das ações ordinárias. A operação precisa ainda da autorização do Banco Central.

O BRB, em nota, afirmou que respeitará as etapas da operação e as aprovações regulatórias, reiterando seu compromisso com a legalidade e a transparência.

Controvérsias cercam essa negociação, pois o Banco Master adota uma política agressiva de captação, oferecendo rendimentos superiores às taxas médias do mercado.

Além disso, a instituição enfrenta desconfiança no mercado financeiro, especialmente após tentativas recentes de captação de recursos que não tiveram sucesso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasilienses lotam a Esplanada e recebem 2026 com 12 minutos de fogos

Título: Brasília celebra virada de 2026 na Esplanada dos Ministérios com 30 mil presentes e 12 minutos de fogos Meta descrição: Aproximadamente 30 mil...

DF: réveillon de fé e renovação na Praça dos Orixás

As comemorações de virada para 2026 começaram na Prainha da Praça dos Orixás, às margens do Lago Paranoá, no início da noite de...

Prefeito Bruno Reis apresenta balanço após quatro dias do Festival Virada Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), apresentou nesta quarta-feira (31) o balanço do Festival Virada Salvador, realizado na Arena O Canto da...