TJ-BA declara inconstitucional lei que criou piso salarial de enfermagem em Pau Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu de forma unânime que a lei municipal que estabeleceu um crédito especial para o piso salarial da enfermagem em Pau Brasil é inconstitucional. A prefeita do município alegou que a Câmara de Vereadores infringiu a Constituição ao legislar sobre um assunto que deveria ser de iniciativa exclusiva do Poder Executivo.

A polêmica surgiu quando a Câmara Municipal aprovou a referida lei para garantir o pagamento do piso salarial dos profissionais de enfermagem. A prefeita recorreu ao TJ-BA, argumentando que, segundo a Constituição Federal e a da Bahia, a criação de créditos adicionais é de competência única do Chefe do Executivo, ou seja, da própria prefeitura.

O tribunal acolheu esse argumento, enfatizando que a separação dos Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) é um princípio essencial da democracia, conforme o artigo 2º da Constituição Federal. Segundo o TJ-BA, ao editar uma lei sobre assuntos orçamentários, a Câmara invadiu a competência exclusiva do prefeito, o que configurou um vício formal de inconstitucionalidade.

Com a declaração de inconstitucionalidade, a lei perdeu sua eficácia, e o piso salarial da enfermagem em Pau Brasil poderá ser implementado apenas por meio de um novo projeto de lei encaminhado pela prefeitura.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crime em Prado: jovem cadeirante é assassinado com tiros no tórax e na cabeça durante a madrugada

Resumo do caso: Em Prado, Exuclecio da Penha Lima, 28, conhecido como “Calado”, foi assassinado com quatro tiros na...

Detento em saída temporária é preso após tentar estuprar idosa de 89 anos

Um homem de 43 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (25), suspeito de invadir uma residência e tentar estuprar uma...

Roger Abdelmassih pede prisão domiciliar humanitária: “Risco de morte”

A defesa do ex-médico Roger Abdelmassih, 82 anos, pediu à Justiça de São Paulo a concessão de prisão domiciliar...