Alckmin sobre ser enviado à posse do papa Leão XIV: “Será uma honra”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo — O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) expressou, neste domingo (11/5), que “será uma honra” representar o Brasil na missa de posse do papa Leão XIV, marcada para 18 de maio na Praça de São Pedro, no Vaticano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que Alckmin compareça ao evento enquanto ele realiza visitas à Rússia e à China.

“O Brasil é o maior país católico do mundo. Nós, latino-americanos, estamos felizes por ter um papa que, apesar de ter nascido nos EUA, passou sua vida no Peru”, afirmou Alckmin. “Foi um pedido do presidente Lula, e irei com orgulho representar nosso país na posse do papa.”

Essa declaração foi proferida por Alckmin durante a 5ª Feira da Reforma Agrária do MST, realizada em São Paulo.

11 05 2025 5 feira nacional da reforma agrria 54511729174 o

Geraldo Alckmin durante entrevista na Feira da Reforma Agrária, em São Paulo

Alckmin, um católico devoto, acredita que Leão XIV dará continuidade ao legado do papa Francisco, que faleceu em abril. Ele descreveu Leão XIV como uma referência ao papa Leão XIII, figura importante na defesa da justiça social. “O papa Leão XIV será um líder contemporâneo, com foco na paz e justiça social,” disse ele.

Alckmin destacou a primeira mensagem de Leão XIV sobre paz e seu potencial papel na promoção do diálogo e aproximação entre os povos, especialmente em tempos de desafios climáticos e sociais.

Veja imagens de Alckmin na Feira do MST:

Recentemente, o vice-presidente já havia visitado o Vaticano para a cerimônia de nomeação de um novo cardeal brasileiro.

Habemus Papam

Na quinta-feira (8/5), o colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Francis Prevost como o novo líder da Igreja Católica, sendo o 267° pontífice. Leão XIV fez sua primeira aparição pública no domingo (11/5), quando realizou a oração Regina Caeli, destacando a necessidade de paz na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

Agenda do papa para os próximos dias:
  • 12 de maio: encontro com a imprensa mundial.
  • 16 de maio: reunião com o Corpo Diplomático.
  • 18 de maio: missa de início de Pontificado às 10h.
  • 20 de maio: posse da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros.
  • 21 de maio: primeira Audiência Geral.
  • 24 de maio: encontro com a Cúria Romana e funcionários do Vaticano.
  • 25 de maio: oração do Regina Caeli e posse das basílicas papais de São João de Latrão e de Santa Maria Maior.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nomeação de 680 policiais civis é publicada no DODF. Veja lista

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nomeou 680 novos agentes para a Polícia Civil do DF (PCDF). A nomeação foi publicada...

Presidente da Fifa anuncia nova premiação no futebol mundial; entenda

Gianni Infantino, presidente da Fifa, anunciou em Dubai, nesta segunda-feira (29/12), a criação de uma nova premiação mundial no futebol para 2026. A...

Prefeito diz que disputa por cachês inviabilizou Anitta no Virada Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), explicou nesta segunda-feira (28) por que a cantora Anitta não integra a programação do Festival...